Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato apresenta reivindicações ao Grupo EP

Sindicato apresenta reivindicações ao Grupo EP

O Sindicato dos Jornalistas (SJSP) apresentou ao Grupo EP (Empresas Pioneiras), na terça-feira (18), reivindicações ligadas aos diversos segmentos da categoria. 

Desde fevereiro, com a onda de demissões nas praças da empresa, o Sindicato tem reivindicado contenção das demissões e extensão do período de cobertura do plano de saúde para os demitidos. Nesse período também foi pleiteado o pagamento de PLR aos jornalistas de rádio.
No dia 18, o Sindicato expos contraproposta de seis meses de extensão do plano de saúde para todos os dispensados, diante da proposta de dois meses feita pela empresa. Em relação à PLR para rádio, o SJSP pleiteou pagamento de abono referente ao período de 2022, lembrando que os jornalistas da tv receberam o benefício em janeiro. Além disso, pediu data de início de negociação para definição de um plano de PLR para essa parcela de jornalistas, uma vez que, recentemente, a empresa afirmou realizar estudos para implantação após o segundo trimestre. 

Cidade On

Os jornalistas do Cidade On são abrangidos pelas convenções coletivas de trabalho (CCTs) de jornais e revistas do interior, cuja campanha salarial 2022 está travada por intransigência do sindicato patronal (SindJori). Da mesma forma que o SJSP tem se dirigido às empresas de impresso para negociar reajustes salariais e acordos coletivos que incorporem as cláusulas da última CCT, na reunião do dia 18 com o Grupo EP foi pleiteado um acordo com reajuste pela inflação do período de 1º de junho de 2021 a 31 de maio de 2022 (11,9%) para os jornalistas do Cidade On.

Jornalistas em campo

Participam das reuniões com o Grupo EP integrantes da Executiva e das regionais Campinas e Ribeirão Preto do SJSP. A próxima reunião é prevista para 16 de maio, quando a empresa deve apresentar posição sobre as demandas, que são oriundas do diálogo do Sindicato com a categoria. 
“Em breve, o SJSP chamará assembleias envolvendo todas as praças do Grupo EP no estado. A participação das e dos jornalistas é o exercício do direito de organização da categoria e tem grande peso para a obtenção de conquistas” – enfatiza a secretária do Interior, Solange Santana. 

Assédio

Outro tema discutido na reunião do dia 18 é o combate a práticas de assédio moral e sexual. O Sindicato pede transparência sobre investigação de denúncias e reivindica participação na adequação dos programas de combate a essas práticas no ambiente de trabalho. Representantes da empresa afirmaram que há disposição em construir uma agenda de discussões com o Sindicato.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo