O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) soma-se à manifestação convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais para esta segunda-feira, dia 3, reforçando a luta contra a Medida Provisória 905, que institui a carteira verde-amarela sem direitos trabalhistas e derruba o registro profissional da categoria. Para somar-se na luta pela derrubada da MP, clique aqui.
O SJSP se juntará ao ato no vão livre do MASP no final da manhã e seguirá às 12h para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde o presidente Jair Bolsonaro participará de um almoço a convite do presidente da entidade, Paulo Skaf.
Desde novembro, quando a MP 905 foi editada, o SJSP luta, juntamente com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a CUT e outros sindicatos, pela derrubada integral da medida, que não só retira direitos trabalhistas dos jovens como fragiliza o exercício profissional dos jornalistas. Com a extinção do registro, os jornalistas correm o risco de ver fragilizado o respeito a seus direitos, como o sigilo de fonte, a jornada especial, entre outras condições específicas da profissão.
Nesta manifestação, a CUT e as demais centrais protestam contra a política de desmonte do Estado brasileiro e ataques aos direitos sociais e trabalhistas promovida por Bolsonaro e pelo ministro da economia, Paulo Guedes.
Para saber mais sobre o Ato, clique aqui.
Serviço
Ato contra o Governo Bolsonaro
3 de fevereiro
Concentração a partir das 9h – Vão livre do MASP (Avenida Paulista, 1578)
Protesto às 12h – Fiesp (Avenida Paulista, 1313)