Entidades populares e sindicatos estiveram presentes no ato que aconteceu em Bauru, nesta terça-feira, 11 de abril, na Câmara Municipal de Bauru, contra as demissões arbitrárias e pela reintegração dos diretores do Sindicato dos Jornalistas (SJSP) Sandro Thadeu e Sérgio Pais. Esta é a segunda manifestação pela reintegração dos dirigentes, o primeiro ato aconteceu no dia 29 de março, no Sindicato dos Urbanitários, em Santos.
O presidente do SJSP, Thiago Tanji, discursou na Câmara relembrando o dever democrático da circulação da informação e que o oficio do da profissão não cause risco aos trabalhadores. “Esse compromisso deveria ser assumido por todos nós aqui, pelos representantes políticos, pelo nosso poder judiciário e por todos os entes que compõe a sociedade brasileira. O problema, excelentíssimas e excelentíssimos vereadores, é que as próprias empresas de comunicação descumprem o respeito à nossa profissão e à nossa categoria. A rede Globo, maior núcleo de comunicação do país e que atingiu lucro bilionário no ano passado, realizou uma demissão em massa de trabalhadores, atingindo sobretudo os jornalistas com maior experiência e que conta com uma filial aqui em Bauru, a TV TEM, que no mês de fevereiro também foi responsável por um ataque a um jornalista que é dirigente de nosso sindicato.”
Solange Santana, secretária do interior do SJSP, comenta “lutar pela readmissão dos diretores do SJSP e repudiar as práticas antissindicais é defender nossa própria categoria e o direito de organização das trabalhadoras e trabalhadores. Vamos manter pra valer essa luta. Novos atos para denunciar a atitude arbitrária do Grupo Tribuna e da TV Tem já começaram a serem organizados.”
Estiveram presentes representantes do Sindicatos dos Metalúrgicos, Sinergia/Sindluz (Eletricitários), Apeoesp, Coletivo de Mulheres da CUT, Sindicato dos Repositores e Promotores de Vendas (Sinprodem), Afuse (Associação dos Funcionários Servidores da Educação em Bauru), Sindicato dos Servidores Municipais de Bauru (Sinserm) e da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas).
Demissões
Sandro foi demitido em novembro do ano passado pelo Grupo Tribuna, em Santos, e Sérgio, em fevereiro, pela TV Tem, em Bauru. As demissões são claras retaliações à atuação do SJSP em defesa dos direitos das e dos jornalistas e desrespeitam a garantia de emprego prevista aos dirigentes sindicais pela Constituição Federal. São grandes ataques ao conjunto do movimento sindical.
MOÇÃO
Pessoas ou entidades podem enviar moção repudiando as práticas antissindicais do Grupo Tribuna e TV Tem e apoiando a luta pela readmissão dos companheiros Sandro e Sergio. Basta seguir o passo-a-passo: aqui
Em defesa da organização da classe trabalhadora! MEXEU COM UM, MEXEU COM TODAS E TODOS!
Confira como foi o ato: