O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) acompanha com preocupação as demissões que estão ocorrendo na imprensa paulista. Desta vez, a Rádio Bandeirantes (RB) dispensou três profissionais da área esportiva: os repórteres Alexandre Praetzel e Vanessa Ruiz, além do narrador José Maia, que tinham muitos anos de trabalhos dedicados à empresa. Existe ainda um rumor de que mais trabalhadores podem ser desligados.
A prática de demitir jornalistas antigos de casa e substituí-los por outros profissionais com salários menores é uma prática comum nas empresas de comunicação, principalmente no Grupo Bandeirantes. No primeiro semestre deste ano, a empresa dispensou os jornalistas Milton Parron, com 21 anos de trabalho e Mauro Beting, com 12 anos.
O Sindicato acompanha de perto a situação, já que a Bandeirantes tem longo histórico de demissões e de descaso com o trabalhador, pricipalmente no que se refere à precarização e más condições de trabalho. O SJSP já participou de várias mesas redondas no Ministério do Trabalho na Capital e Interior com a Band por descumprimento da legislação trabalhista, principalmente por jornadas de trabalho excessiva, acúmulo e desvio de funções (como repórter cinematográfico ter que dirigir veículos de reportagem), entre outros.
O Sindicato analisa as providências jurídicas cabíveis.