Quanto mais trabalhadores participam de sua entidade de classe, maior a sua força na sociedade. Mas qual é, exatamente, a importância de ser sindicalizado? Qual a função de um sindicato e como ele pode ser útil à classe trabalhadora?
Para Márcia Quintanilha, secretária de Sindicalização do SJSP, a sindicalização é a chave para o fortalecimento da entidade. “É o melhor instrumento que os trabalhadores têm para garantir conquistas. Porque somente a sindicalização pode garantir o fortalecimento e a solidificação do Sindicato, dando-lhe sustentação e representatividade”.
A direção do SJSP avalia que, nos últimos anos, as condições de trabalho da categoria têm sido fortemente atacadas pelos patrões. E esse é o principal motivo para que os trabalhadores fortaleçam seu sindicato. “Na maioria das empresas, a jornada de trabalho é ignorada com cargas diárias excessivas, sem que os patrões paguem horas extras. As relações de trabalho estão cada vez mais precarizadas. O vínculo trabalhista não é registrado em carteira e o profissional vive a absurda situação de frila fixo ou é obrigado a ser “PJ”. Somente um sindicato representativo e reconhecido pela categoria tem mais chances de garantir conquistas”, destacam.
São Paulo é o estado onde há o maior número de sindicalizados no Brasil e onde se concentram a maioria das empresas de comunicação. “É onde também elas fazem as maiores maldades contra a categoria”, afirma Márcia. “Nos últimos tempos o Sindicato tem combatido todos esses crimes contra a categoria. Por isso, quando mais jornalistas se sindicalizam, principalmente nas grandes redações, mostramos aos patrões a nossa força e a nossa unidade. Trabalhadores fortes, com sindicato representativo, têm mais chances de conquistas”, completas a dirigente.
O Unidade conversou também com alguns jornalistas que falaram sobre a importância de ser sindicalizado à sua entidade de classe.
João Negrão – Professor no Curso de Comunicação em Sorocaba
O Sindicato é uma instituição fundamental da sociedade democrática. O trabalhador sozinho, isolado, torna-se muito fragilizado na relação com os empresários compradores de sua força de trabalho. Já a revolução industrial mostrou claramente a necessidade desta união dos trabalhadores. Sem os sindicatos nós, assalariados, não temos nenhuma força para ampliar nossas conquistas trabalhistas.
A importância de alguns sindicatos extrapolam o universo das categorias. O nosso é um deles. Tivemos um papel de destaque nas lutas pela redemocratização do país. Hoje, temos um papel importante a desempenhar no que diz respeito à democratização da comunicação.
Sylvio Montenegro – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Acredito que qualquer tipo de mobilização por uma causa é melhor do que as experiências solitárias. As causas trabalhistas e, em especial, de uma categoria são ainda mais importantes quando tratadas por um Sindicato.
A importância do nosso, como de qualquer outro Sindicato é grande, mas, infelizmente, a categoria de jornalistas, historicamente, é bastante desmobilizada e desunida. Acredito que hoje, assim como ao longo da nossa história, falta um pouco de criatividade para conseguirmos essa mobilização e, consequentemente, nossa união. Porém, reconheço que, por sermos uma categoria formada por pessoas com convicções políticas (inclusive partidárias) arraigadas, isso não é fácil. Mas não custa nada tentar, não é?
Maria Fígaro – Sindicato dos Metroviários de SP
A sindicalização dá ao trabalhador a sensação de que faz parte de uma categoria profissional com interesses específicos bem definidos. Sabemos que não estamos sozinhos na eventualidade de um conflito trabalhista. Aos patrões, sinaliza a força coletiva dos empregados. Quantos crimes contra a dignidade profissional já não foram prevenidos pela simples existência do Sindicato? E hoje a sindicalização ainda é mais importante devido às mudanças no mundo do trabalho dos jornalistas. O Acordo Coletivo é sempre um parâmetro mesmo para aqueles que são contratados como Pessoa Jurídica.
Os sindicatos são uma ferramenta histórica de união dos trabalhadores. Embora tenham perdido muito de sua força, em virtude das mudanças nas relações de trabalho em curso no mundo, permanecem como um porto seguro de defesa dos interesses da categoria.
Marcos Aidar – Produtor de Reportagem na TV Globo de S. Paulo
A sindicalização é importante. É a única maneira de manter o Sindicato organizado e vivo. Para manter a categoria com o mínino de unidade e informada de seus direitos trabalhistas.
É importante ressaltar que o Sindicato é fundamental quando consegue mobilizar a categoria e ao mesmo tempo fazer a categoria perceber a importância dele. É necessário ter uma liderança capaz de mobilizar a categoria e fazer com que ela sinta que não está sozinha, que está cumprindo sua função de atender as necessidades. É importante sim ser sindicalizado e participar. Fazer o sindicato funcionar, mas com maior representatividade.
Regiane Muniz da Silva – Assessora de Imprensa em Campinas
O jornalismo passa por profundas mudanças, e neste momento, é fundamental estarmos unidos para levar a nossa era da comunicação às condições necessárias para uma atuação pautada na ética e na qualidade.
Gilberto Nascimento – Produtor e Reportagem da Rede Record
É importante o trabalhador ser sindicalizado para que a categoria tenha força e voz. Somente com a atuação e a participação do trabalhador, a entidade terá representatividade e poder de negociação na defesa dos seus direitos. Quem faz o Sindicato é o próprio trabalhador. Ao participar das discussões e votações em assembleias dos temas importantes, ele consegue avanços e melhorias. Eu, inclusive, já recorri ao serviços jurídicos do Sindicato
Cartão do Sindicalizado
O Sindicato comunica aos filiados em dia com suas mensalidades que o Cartão de Sindicalizado, que os credencia junto aos convênios, tiveram a validade prorrogada de dezembro de 2012 até outubro de 2013