Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sessão de cinema e debate em São Paulo

Sessão de cinema e debate em São Paulo

barao

 

O filme ‘O Mercado de Notícias’ será tema de debate em sessão de cinema promovida pelo Barão de Itararé, no dia 9 de setembro. Além da presença do diretor Jorge Furtado, que define a obra como ‘um documentário sobre jornalismo e democracia’, o jornalista Leandro Fortes e o ex-ministro do Esporte Orlando Silva aparecem no filme e também participam da discussão, logo após a sessão. A atividade acontece na sala 3 do Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1475), a partir das 20h.

A obra, que estreou nos cinemas há cerca de um mês, reúne depoimentos de 13 importantes jornalistas brasileiros sobre temas como a mudança nos hábitos de consumo de notícias, o futuro do jornalismo e o papel que a mídia joga na construção da opinião pública. Alguns casos recentes da política brasileira nos quais a cobertura da imprensa teve influência determinante, como o caso da ‘bolinha de papel’ envolvendo José Serra e a queda de Orlando Silva após fortes acusações que nunca foram comprovadas, também são abordados na trama.

A entrada no evento é gratuita, bastando o envio de um e-mail com o assunto ‘Cinema’, contendo nome e telefone, para contato@baraodeitarare.org.br. Os ingressos deversão ser retirados uma hora antes do início da exibição.

O Mercado de Notícias

O documentário tem como ponto de partida o surgimento do jornalismo comercial no século 17, retratado com humor na peça ‘O Mercado de Notícias’, criada pelo dramaturgo inglês Ben Jonson em 1625. “Trechos da comédia de Jonson, montada e encenada para a produção do filme, revelam sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos”, de acordo com o site do documentário.

Em agosto, o Barão de Itararé publicou reportagem sobre a questão do direito de resposta na mídia brasileira. Na ocasião, Orlando Silva foi entrevistado e explicou seu caso, relatado no documentário de Jorge Furtado. Leia aqui.

 

Texto: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo