Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Senador haitiano visita cidades brasileiras pedindo retirada das tropas

Senador haitiano visita cidades brasileiras pedindo retirada das tropas


 

 

haiti1

 

No mesmo momento em que o governo do Acre decreta “emergência social” por causa da falta de condições para acolher os milhares de  haitianos que, fugindo da miséria, chegaram àquele Estado nos últimos anos, o senador haitiano Jean Charles Moise visita o Brasil para defender a retirada das tropas brasileiras que ocupam o seu país. A onda migratória de haitianos para o Brasil — com entrada em nosso território pelo Acre — cresce na proporção em que a ocupação do Haiti, por forças da ONU, não aponta nenhuma esperança ou melhoria, mas somente repressão e negação da soberania ao povo haitiano. A solução, na opinião do senador Moise, é o “respeito à dignidade do povo haitiano com a retirada das tropas”.

Em giro pelo país, o senador Moise participa de atividades em Brasília, Juiz de Fora e São Paulo pela retirada das tropas da ONU, lideradas pelo Brasil. Moise atende a convite do Comitê “Defender o Haiti é Defender a Nós Mesmos”, que prepara a Conferência Continental em 1º de Junho no Haiti, cuja bandeira central é a saída da Minustah (missão militar da ONU), que há quase nove anos ocupa o país.

Em Juiz de Fora, o senador Moise participou de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores organizada pelo vereador Roberto Cupolillo (PT), que reuniu mais de 150  pessoas.

Em Brasília, nesta terça-feira (16/4), o senador se reunirá com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, presidida pelo deputado Nelson Pellegrino. Ainda na capital federal, na quarta (17/4), será recebido no Senado pelos senadores Paim (PT/RS), Suplicy (PT/SP), Lídice da Mata (PSB/BA) e Ana Rita (PT/ES) . Nesta mesma noite, participará de ato público organizado pela CMS e CUT DF.

Em outubro de 2012, o senador Moise integrou uma delegação internacional que compareceu à ONU para exigir a retirada das tropas. Por proposta sua, o Senado haitiano aprovou uma moção no mesmo sentido.

Em São Paulo, na quinta-feira (18/4), a partir das 19h, participará de um  ato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a presença do deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP), da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e da vereadora paulistana Juliana Cardoso (PT-SP), além de representantes do SOS Racismo, CUT, MST, Movimento Negro Unificado (MNU), Juventude Revolução, Jubileu Sul, Secretaria de Combate ao Racismo DM PT-SP, corrente O Trabalho do PT, Consulta Popular, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Sindsep e Sinpro ABC.

Texto de Barbara Corrales – Comitê “Defender o Haiti Defender a Nós Mesmos”

comitedefenderhaiti@uol.com.br

http://retiradatropashaiti.blogspot.com.br/

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo