Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Semana decisiva para a PEC do Diploma no Senado

Semana decisiva para a PEC do Diploma no Senado


logo_diploma_interna_310
Após uma série de atividades que fortaleceram a luta pelo retorno da exigência de diploma de Jornalismo como condição para o exercício da profissão, a Executiva da FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha pelo Diploma convocaram os Sindicatos dos Jornalistas e a categoria a desenvolverem ampla mobilização pala aprovação da PEC 33/09. Como na semana passada foi anunciado que a matéria seria apreciada nesta terça-feira (10/7), uma comitiva de representantes dos jornalistas cerra fileiras em Brasília por sua aprovação. 

Na semana passada representantes da FENAJ e de mais de vinte Sindicatos visitaram gabinetes de parlamentares e acompanharam os trabalhos no plenário do Senado. A PEC 33/09 esteve na iminência de ir à votação em 2º turno. No entanto, como o quorum estava se esvaziando, foi solicitado que a matéria fosse transferida para a próxima sessão.

Valci Zuculoto, da Executiva da FENAJ e do GT de Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma, considera que a mobilização da semana passada foi positiva. “Com certeza foi a nossa movimentação nas últimas terça e quarta que provocou os senadores e fez com que quase ocorresse a votação em segundo turno da PEC 33”, diz, lembrando que o compromisso firmado pelos senadores na semana passada de votação da matéria nesta terça-feira tem que ser cobrado “com muita força e presença de nosso movimento em Brasília”. 

O presidente da FENAJ, Celso Schröder, tem a mesma avaliação. “Toda a movimentação feita até o momento foi positiva, mas se não estivermos lá pressionando, a prioridade definida para nossa PEC pode novamente ser colocada em segundo plano”, alerta. Segundo ele, além de da FENAJ e dos Sindicatos da categoria, a entidade pretende contar, também, com a participação de jornalistas e representações de estudantes e universidades para a mobilização desta semana. Já confirmaram presença os Sindicatos do Município do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Londrina e Minas Gerais.

“Se na proposta não for votada antes do recesso, haverá um prejuízo ainda maior para os jornalistas, porque depois, no clima das eleições municipais, será mais difícil conseguir o quorum no Senado”, lembra Schröder. Como são necessários 49 votos para a aprovação da matéria em 2º turno, os organizadores do movimento avaliam que a “margem de segurança” é a presença de ao menos 60 senadores no plenário. Por isso, a FENAJ convocou os Sindicatos de Jornalistas e apoiadores do movimento a ampliarem os contatos com os parlamentares, pedindo sua presença na sessão desta terça-feira e seu voto pela aprovação da PEC

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo