Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Segurança é tema de reunião paritária de Jornais e Revistas da Capital

Segurança é tema de reunião paritária de Jornais e Revistas da Capital


 

logoreduzido1

 

Na manhã desta quinta-feira (20), dando continuidade aos trabalhos, foi realizada a segunda reunião da Comissão Paritária de Jornais e Revistas da Capital. A pauta deste encontro tratou de assuntos relativos à segurança dos jornalistas, especificamente sobre equipamentos a serem utilizados nas coberturas.

Os representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) apresentaram uma lista de equipamentos que entendem necessários à segurança dos jornalistas e afirmam que eles devem ser disponibilizados pelas empresas, mas seu uso será de caráter facultativo pelos trabalhadores.

A entidade solicitou também que os equipamentos de proteção básica, como capacete de segurança, óculos de proteção e máscaras contra gás lacrimogêneo sejam adquiridos imediatamente, já que são materiais de baixo custo, homologados pelo Ministério do Trabalho e de fácil acesso no mercado.

Outra questão abordada pelos representantes dos trabalhadores foi a necessidade da realização de treinamento preparatório para a atuação dos profissionais em situações de risco. Este treinamento já é realizado no Rio de Janeiro e o Sindicato deseja que também ocorra em São Paulo. Os custos deverão ser arcados pelas empresas.

Os representantes dos patrões alegaram necessitar de um tempo para apresentar estas propostas às demais empresas. Sendo assim, uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 10 de abril, às 11 horas, na sede do sindicato patronal, mesmo local de todos os encontros.

Segundo José Augusto Camargo (Guto), presidente do SJSP, as negociações estão avançando. “Temos que celebrar este acordo o mais rápido possível para que os jornalistas não fiquem mais tão vulneráveis e possam exercer suas funções com segurança”, frisou ele.

A direção do SJSP esteve representada na reunião pelos seguintes dirigentes: Guto, Vitor Ribeiro, membro da Corfep (Comissão de Registro de Fiscalização do Exercício Profissional), Paulo Zocchi, secretário Jurídico e Assistencial, Vladimir Miranda, membro do Conselho de Diretores e Dr. Vagner Patini, advogado do SJSP.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo