Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Segunda rodada da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital é nesta terça (6)

Segunda rodada da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital é nesta terça (6)


Cláusulas sociais serão discutidas nesta terça-feira (6) e, no dia 13, jornalistas e empresários debate a pauta econômica para 2017-2018


A primeira rodada de negociações da Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital 2017-2018 ocorreu na manhã desta terça-feira (30), na zona oeste paulistana, tendo como centro dos debates a garantia de emprego dos jornalistas e a recuperação da perda salarial de 2016, quando a categoria teve reajuste de 8,16% frente a uma inflação acumulada em 9,82%.

Na pauta deste ano, os profissionais reivindicam reposição da inflação (INPC) acumulada de junho passado até maio deste ano e mais 2,5% de aumento real nos salários.

Além de reajuste pela inflação e a recuperação das perdas sofridas nos salários, os jornalistas também reivindicam, entre outros, licença maternidade de seis meses e medidas mais efetivas das empresas para combater os assédios moral e sexual nas redações.

A data base é 1º de junho e, na mesa, a bancada dos jornalistas e os empresários assinaram um aditivo, estendendo por mais 30 dias a vigência da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) enquanto ocorrem as negociações.

Devido às diversas propostas de mudança na legislação trabalhista que tramitam no Congresso Nacional, na negociação os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) ressaltaram aos empresários que a “reforma” não legaliza a pejotização nas redações.

As rodadas prosseguem nas próxima semanas e as cláusulas sociais serão tratadas na terça-feira (6) e a pauta econômica será debatida no dia 13, após a divulgação da inflação de maio, prevista para 9 de junho.

Texto e foto: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo