Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Saúde dos profissionais de imagem em debate no Sindicato

Saúde dos profissionais de imagem em debate no Sindicato


 foto_Marco_Maia_-_crdito_J._Batista_-_Agncia_Cmara

Profissionais de imagem se reuniram no último sábado, dia 4 de fevereiro, no Auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, para debater o Projeto de Lei 6781/2010 do deputado federal Marco Maia (PT-RS), atual presidente da Câmara dos Deputados, que prevê melhores condições de trabalho e facilidades na aposentadoria.
Os profissionais relataram os problemas de saúde com a utilização de equipamentos pesados por longos períodos e decidiram que pretendem subsidiar com laudos médicos e informações as comissões da Câmara Federal, com o objetivo de facilitar a aprovação do projeto.

O PL deve tramitar pelas Comissões de Seguridade Social e Família, de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania. Como tramita em caráter conclusivo, ele não precisa ser votado no Plenário da Câmara. Depois de aprovado pelas comissões, seguirá automaticamente para o Senado.
 

Segundo os relatos dos profissionais presentes na reunião do Sindicato, pelo menos sete repórteres cinematográficos de uma grande emissora paulista já fizeram cirurgia na coluna e nos ombros, e muitos, convivem com lesões sérias.

“O caso mais alarmante foi a de um repórter cinematográfico cuja degeneração da coluna em estágio avançado obrigou-o a tornar-se operador de câmera de estúdio – interrompendo sua carreira de repórter cinematográfico”, contou um dos profissionais.

Também foi acertado que o Sindicato centralizará as ações de assessoria às comissões da Câmara e fará os contatos com os demais sindicatos do país para ação conjunta em defesa da aprovação do projeto.

Outro ponto levantado foi a necessidade de intensificar a restrição do exercício ilegal da profissão. Uma das maneiras será a solicitação de os órgãos públicos somente credenciem jornalistas de imagem com registro profissional autorizados pela Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional (Corfep).

“O Sindicato de São Paulo vai cuidar do assunto com uma das prioridades, inclusive, incentivando uma ação nacional em defesa dos profissionais de imagem e da saúde destes trabalhadores”, disse o secretário geral e coordenador do departamento de Mobilização dos Jornalistas de Produção e Imagem da FENAJ, André Freire.

Uma nova reunião deve ocorrer em breve.

 

Foto: J. Batista/Agência Câmara

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo