Glauco Braga, coordenador da Regional Baixada Santista, foi demitido nesta segunda-feira (24)
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) manifesta seu repúdio à demissão do jornalista Glauco Braga, diretor regional na Baixada Santista do SJSP, ocorrida neste 24 de abril.
A demissão é uma ação antissindical do jornal A Tribuna, no qual Glauco trabalha há 20 anos, e viola a estabilidade do dirigente sindical, prevista na Constituição Federal no artigo 8º, inciso VIII.
Glauco está no terceiro mandato na direção do SJSP, tendo sido eleito, em 2015, o coordenador da Regional do Sindicato na Baixada Santista. Desde então, participou das ações sindicais contra as tentativas do grupo A Tribuna de reduzir os salários em 20% e de piorar o plano de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
O sindicalista também esteve na luta vitoriosa contra a demissão coletiva de jornalistas, gráficos e administrativos, que resultou na readmissão dos demitidos, entre os quais o próprio Glauco.
Pela segunda vez, a empresa demite o dirigente e, com este violento ataque ao Sindicato dos Jornalistas, os donos de A Tribuna tentam minar a ação sindical na empresa, numa atitude de clara afronta às liberdades democráticas e de organização sindical.
Não aceitamos a demissão de Glauco Braga, exigimos a anulação deste ato e a reintegração imediata do profissional aos quadros de A Tribuna. Decidimos denunciar o jornal por prática antissindical e antidemocrática, e pedir o mais amplo apoio do movimento sindical e social, bem como de parlamentares e democratas, para forçar A Tribuna a rever sua posição.
Respeito aos sindicatos e à atividade sindical! Readmissão imediata de Glauco Braga!
São Paulo,
Diretoria – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo