Há três anos sem reajuste de salários e benefícios, profissionais estão revoltados com o repasse do aumento do convênio médico
Os jornalistas e radialistas da Rádio e TV Cultura têm assembleia nesta segunda-feira (9), às 14h, em frente à sede da Fundação Padre Anchieta (FPA), na região oeste da capital, para debater o reajuste do plano de saúde repassado neste mês aos trabalhadores e trabalhadores. O reajuste foi de cerca de 20%, mas o percentual é maior dependendo da faixa salarial, e o repasse do valor atingiu, inclusive, os profissionais que até então estavam isentos da cobrança.
A medida, tomada sem qualquer diálogo, provocou revolta nas categorias, pois os jornalistas não tem reajuste salarial desde dezembro de 2013 e as perdas acumuladas pela inflação somam mais de 28%. Para os radialistas, as perdas chegam a quase 24%, pois estão sem reajuste desde maio de 2014.
A data base das categorias foi em 1º de setembro, a pauta de reivindicações unificada foi entregue no último dia 30 de agosto pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo (Radialistas-SP) , mas até o momento a direção da emissora não se manifestou.
Para os sindicalistas, o repasse do aumento do plano de saúde é mais uma clara demonstração de que a direção da FPA não dá importância à situação enfrentada pelos jornalistas e radialistas, depois de tantos anos em que os trabalhadores e trabalhadoras estão sem qualquer reajuste de salários e benefícios.
Assembleia dos jornalistas e radialistas da Fundação Padre Anchieta
Data: 9 de outubro de 2017 (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Praça Aureliano Leite (em frente à emissora) – Água Branca – São Paulo/SP
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo