Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

RTV Cultura: Jornalistas e radialistas entregam pauta da Campanha Salarial hoje (30)

RTV Cultura: Jornalistas e radialistas entregam pauta da Campanha Salarial hoje (30)


Sem reajuste desde 2013, jornalistas reivindicam a reposição da inflação, acumulada em 28,54%; para os radialistas, sem reajuste desde 2014, a inflação acumulada chega a 24%

Cerca de 60 jornalistas e radialistas da Fundação Padre Anchieta (FPA) realizaram assembleia na tarde da útlima terça-feira (22), em frente à sede da emissora, na zona oeste da capital, para dar início à Campanha Salarial na Rádio e TV Cultura.

Os profissionais aprovaram a pauta de reivindicações, disponível clicando aqui,  para que os trabalhadores e trabalhadoras possam ler e enviar sugestões de mudanças até esta terça-feira (29). A pauta será entregue à direção da Rádio e TV Cultura nesta quarta-feira (30) e a data-base das categorias é em 1º de setembro.

O reajuste salarial com reposição da inflação é a principal reivindicação. Desde o último reajuste dos jornalistas, em dezembro de 2013, a inflação acumulada pelo INPC foi de 28,54% (até julho de 2017). Para os radialistas, desde o reajuste de maio de 2014, o percentual acumulado é 24,02%.

Para dar início às negociações, no período da manhã também ocorreu uma reunião entre representantes da FPA, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo (Radialistas-SP)

Os sindicalistas reafirmaram à direção da FPA a importância do fechamento de um Acordo Coletivo com as 20 cláusulas sociais definidas pela Justiça do Trabalho no passado, após greve dos jornalistas e radialistas, em setembro de 2016, além da incorporação de outras cláusulas que a fundação já pratica e que integram as convenções coletivas de rádio e TV do setor privado.

A dirigentes do SJSP e do Radialistas-SP planejam realizar a Campanha Salarial e a expectativa é pelo fechamento de um acordo. Contudo, caso persista a intransigência da direção da FPA devido à política de cortes de gastos do governo Geraldo Alckmin (PSDB), as categorias podem se somar ao movimento unificado do funcionamento público estadual na luta por reajuste salarial.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo