Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Reunião no Sindicato debate crise do Diário do Comércio

Reunião no Sindicato debate crise do Diário do Comércio


reuniao dc

 

Nesta quarta-feira (05),  aconteceu no auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a reunião dos jornalistas e gráficos do Diário do Comércio, órgão da Associação Comercial de São Paulo, que debateu a grave crise do jornal, que na última sexta-feira (31), anunciou o fim da publicação impressa. Mais de 30 jornalistas estiveram presentes, praticamente toda a redação do Diário do Comércio.

Na reunião, a diretoria do SJSP insistiu na defesa da manutenção dos empregos, pauta que será levada para a nova reunião que acontece com representantes da entidade nesta quinta-feira (6). Na sexta-feira passada, o jornal anunciou de surpresa o fim da circulação em formato impresso.

O mote das negociações poderá ser a manutenção dos empregos, agora numa redação que produza um site do Jornal do Comércio, já em implantação. Também se discutiu a hipótese da implantação de Programa de Demissão Voluntária (PDV), para atender aos profissionais que desejarem sair.

Os dirigentes do SJSP ressaltaram que, após diversas ações sindicais nos últimos anos, enfrentando o fechamento do Jornal da Tarde (JT) e anúncios de demissões no Estado de S. Paulo e na editora Abril, a Associação Comercial decidiu não realizar demissão em massa até o momento: colocou o grosso dos jornalistas em licença remunerada e abriu uma negociação com o Sindicato. Os dirigentes relataram como foram essas negociações. No JT, por exemplo, houve uma redução significativa no número de demissões, pois, mesmo com o jornal sendo fechado, mais da metade da redação foi absorvida pela empresa. Os que saíram receberam, além das verbas trabalhistas, três salários de indenização e seis meses de plano de saúde.

A reunião foi conduzida pelos dirigentes José Augusto Camargo (Guto), presidente; Paulo Zocchi, secretário Jurídico do SJSP; Wladimir Miranda, do Conselho de Diretores; e por Raphael Maia, coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato.


Legenda: Diretoria do Sindicato dirige a reunião

Foto: Comunicação SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo