Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Reunião discutirá campanha #AbrilRespeiteoSindicato

Reunião discutirá campanha #AbrilRespeiteoSindicato

Uma reunião aberta com a categoria definirá os próximos passos da campanha #AbrilRespeiteoSindicato, que tem como objetivo reverter a decisão da Editora Abril de cassar a liberação sindical sem prejuízo de vencimentos do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Paulo Zocchi. Depois do ato realizado em frente à empresa, no dia 30 de outubro, novas manifestações de apoio à campanha chegaram.

Mais de 30 entidades sindicais e democráticas, entre as quais a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e o Instituto Vladimir Herzog, enviaram moções à Abril. Uma carta assinada por seis ex-presidentes do SJSP foi endereçada à empresa, reivindicando que reconsidere a sua decisão de acabar com a liberação sindical remunerada de Zocchi.

No momento em que iniciamos as campanhas salariais dos segmentos de jornais e revistas do interior e litoral e de rádio e TV, a decisão da Abril é um elemento objetivo de enfraquecimento de nossa capacidade de lutar pelas reivindicações entregues aos sindicatos patronais. Ao ter de cumprir sua jornada de trabalho, Zocchi terá diminuída a possibilidade de participação nas assembleias e negociações.

Ampliar o alcance

Para prosseguir e ampliar o alcance da campanha, toda a categoria está convidada a participar, nesta quinta-feira (5/11), às 10 horas, da reunião do grupo de trabalho constituído para coordenar as atividades. Três redações já se manifestaram de forma coletiva em favor da manutenção da liberação sindical (grupo A Tribuna, TV Cultura e Rede TV!). Colegas que trabalharam na Abril estão divulgando vídeos de apoio à campanha.

É hora de discutir como disseminar as iniciativas, tanto entre os jornalistas quanto de maneira mais ampla, entre todos os setores democráticos do país. Participe e engaje-se nessa luta em defesa da categoria e de sua entidade representativa.

Para participar, solicite o link da reunião em: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511960287769

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo