Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Repórter fotográfico é agredido e roubado durante cobertura de convenção partidária na Grande São Paulo

Repórter fotográfico é agredido e roubado durante cobertura de convenção partidária na Grande São Paulo


fotoagresso

 

O repórter fotográfico Renato Silvestre, do jornal Diário da Região, de Osasco (SP), foi agredido e teve o cartão de memória de sua máquina fotográfica roubado no último domingo (16), durante a cobertura da convenção municipal do PMDB de Barueri, na grande São Paulo.

Silvestre, que é profissional sindicalizado do SJSP e associado da ARFOC-SP, relata que as agressões ocorreram depois que o palco com as autoridades e profissionais de imprensa, montado dentro do Ginásio José Correa, caiu, derrubando inclusive o prefeito da cidade, Rubens Furlan. Silvestre conta que também chegou a cair, mas conseguir levantar e fotografar várias pessoas sendo socorridas. Foi nesse momento que a agressão aconteceu.

“Vieram três indivíduos que me viram fotografando, me acuaram e tomaram minha máquina. Ela só me foi devolvida após cinco minutos, mas sem o cartão de memória com as fotos”, conta o repórter fotográfico. Ele afirma que teve cerceado seu direito de imprensa e lamenta ter voltado à redação sem qualquer registro do evento. “Por esse motivo, registrei um boletim de ocorrência na Delegacia da região”, completa.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo repudia mais um episódio que atenta contra a liberdade de imprensa e coloca em risco a segurança de repórteres durante o exercício de atividades profissionais. O SJSP também exige a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pela agressão, além de colocar à disposição do profissional agredido todo o apoio jurídico para as medidas cabíveis.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo