Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Regional Sorocaba alerta sobre infrações na utilização de estagiários

Redação - SJSP

Dirigentes da Regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) têm recebido denúncias de utilização irregular de estagiários em redações e empresas jornalísticas na região.

O estágio é uma etapa importante na formação acadêmica e profissional, de aproximação da teoria à prática. Para esse exercício, há uma legislação a ser respeitada, incluindo a Lei Federal nº 11.788/2008, que estabelece que o ” estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

Ou seja, um profissional experiente deve estar por trás do aconselhamento e encaminhamento das atividades da(o) estagiária(o). Pela legislação vigente, a empresa deve indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar estagiários.

O artigo 17º da lei estabelece o número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio, que deverá atender às seguintes proporções:

I – de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário;

II – de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários;

III – de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiários;

IV – acima de 25 (vinte e cinco) empregados: até 20% (vinte por cento) de estagiários.

A Regional Sorocaba alerta que é importante denunciar qualquer descumprimento da legislação.



SINDICALIZE-SE!
Pela legítima defesa de nossa categoria, pela sustentação do nosso Sindicato, pela luta das e dos jornalistas do estado de São Paulo! 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo