A Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) protocolou esta semana oficio na Delegacia do Trabalho de Santos solicitando Mesa Redonda para a TV Record de Santos por descumprimento de cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada com o sindicato patronal.
Em 30 de abril deste ano, este Sindicato, após a concordância os jornalistas da emissora em assembleia extraordinária, apresentou à direção da empresa um documento de ratificação de cláusula convencional, em que ficou definido que, no mês seguinte, os jornalistas cumpririam jornada conforme acordo coletivo de trabalho.
No entanto, apesar de ter concordado, a empresa não assinou o documento e vem se negando a receber a direção da Regional do Sindicato. Ou seja, não cumpre convenção e não aceita uma forma branda de equacionar a questão. Além disso, possui duas jornalistas cumprindo jornada irregular – fora do acordo coletivo.
Na mesa redonda, a Direção do Sindicato irá apresentar o nome das jornalistas e levará uma cópia do documento de ratificação de cláusula convencional, que a Record de Santos se recusa a assinar, desrespeitando leis trabalhistas e acordos entre patrão e empregado.
Carlos Alberto Ratton – diretor da Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do SJSP