Nesta quinta-feira teve inicio o plebiscito nas redações que fazem parte a Regional de Campinas para que os jornalistas analisem e decidam se aprovam ou não a proposta apresentada pelo patronato. Segundo o sindicato patronal essa é a proposta final.
O diretor Regional, Agildo Nogueira Júnior e o diretor de base, Djalma Santos foram à cidade de Americana para colher os votos dos jornalistas no jornal O Liberal.
Depois eles se dirigiram para o Jornal Todo Dia, da mesma cidade. Só que lá os diretores do SJSP e a urna foram impedidos de entrar. Para denunciar a mais esta falta de respeito desta empresa para com a categoria e a entidade sindical, foi feita uma pequena manifestação na porta, com o som volante, onde foi denunciado o ocorrido e na oportunidade, os diretores divulgaram o teor da proposta patronal que estava sendo avaliada.
Na quinta-feira acontece o plebiscito na RAC – Rede Anhanguera de Comunicação, e imediatamente após esta votação os votos da Regional Campinas serão apurados.
Este é o segundo plebiscito da campanha salarial de jornais e revista do interior 2012/2013 e a proposta anterior já haviam sido rejeitadas por ampla maioria. Na proposta atual está previsto piso salarial de R$ 1810,00 para a jornada de 5 horas e de R$ 2.896,00 para jornada de 7 horas, representado reposição de 5,85% nos salários, com aumento real de 0,94%. Para os que recebem acima do piso, foi proposto reajuste de 5%, o que significa um aumento real de 0,13%.
A data base é 1º de junho e já está garantida desde a primeira reunião de negociação, o que significa que assim que a negociação terminar que o pagamento de todas as cláusulas econômicas serão retroativas.
Texto: Regional Campinas
Foto: Djalma Santos