Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Realidade de crianças refugiadas é tema de exposição de fotos em São Paulo

Realidade de crianças refugiadas é tema de exposição de fotos em São Paulo


Em cartaz até 5 de agosto na Matilha Cultural, ‘Infância Refugiada’ apresenta imagens feitas por Karine Garcês na Turquia, Líbano e Síria. Durante todo o mês serão exibidos filmes com a mesma temática


Entre 2014 e 2015, a fotógrafa brasileira Karine Garcês fez uma viagem de caráter humanitário em uma missão da organização não-governamental holandesa Al Wafaa Campaing. Foi assim que ela captou expressões de crianças e adolescentes palestinos que vivem em campos de refugiados na Turquia, Líbano e Síria. Essas imagens compõem sua mostra individual Infância Refugiada, que fica em cartaz até 5 de agosto na Matilha Cultural, no Centro de São Paulo. A exposição é uma das atividades que abre a programação mensal destinada à mesma temática.

Estão em cartaz 25 fotografias, além de quatro imagens táteis feitas em parceria com o Projeto Fotografia Tátil, do curso de Arquitetura e Design da Universidade Federal do Ceará. Neste projeto, as pessoas cegas e com deficiência visual podem ver as fotos por meio do tato.

A venda de produtos personalizados como marcadores de página, cartões postais e bonecas de pano foi um meio que a fotógrafa escolheu para arrecadar fundos para a compra de material escolar destinado à crianças refugiadas.

Durante todo o mês de julho, o Cine Matilha exibe filmes que abordam questões ligadas ao refúgio. Um dos longa-metragem em cartaz é o vencedor do Urso de Ouro em Berlim, Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi, que retrata a vida na ilha italiana de Lampedusa, local que se tornou linha de frente da crise de imigração europeia. Também será exibido o documentário A linguagem do Coração, de Silvana Nuti, que retrata a história de refugiados em São Paulo, e Clash, de Mohamed Diab, sobre a polarização política no Egito.

Estão programados também o evento de poesia Mini Zap! – Slam, com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, e o jogo No Caminho com os Imigrantes, desenvolvido pela Caritas França e Association des Cités, que aumenta o conhecimento sobre as realidades de exílio e imigração, bem como o impacto das políticas de vários países de trânsito ou destino desses imigrantes.

A programação contará igualmente com debates sobre a temática de refugiados no Brasil. O primeiro, no dia 8 de julho, reúne Omana Petench, refugiado do Congo e fundador da ONG LFCAB, que dissemina a cultura africana, Silvana Nuti, diretora de A linguagem do Coração, e Marcelo Haydu, do Instituto de Reintegração de Refugiados.

Confira a programação completa de debates e de filmes no site da Matilha Cultural.

Serviço
Infância Refugiada
Quando:
até 5 de agosto
De terça-feira a domingo, da 12h às 20h. Aos Sábados, das 14h às 20h
Onde: Matilha Cultural, Rua Rego Freitas, 542, São Paulo (SP)
Quanto: grátis
Mais informações: www.matilhacultural.com.br ou (11) 3256-2636

Escrito por: Redação – Rede Brasil Atual
Foto: Karine Garcês/Matilha Cultural

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo