Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Rádio Eldorado/Estadão: acordo garante reintegração de demitidos e indenização a quem decidiu sair

Rádio Eldorado/Estadão: acordo garante reintegração de demitidos e indenização a quem decidiu sair


eldoradovitria1

Depois de os 22 trabalhadores demitidos em outubro passado da Rádio Eldorado/Estadão conquistarem, por meio dos Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, uma histórica sentença de reintegração ao trabalho, obtida por decisão unânime no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, os jornalistas e radialistas firmaram com a empresa um importante acordo nesta sexta-feira (26 de fevereiro).

O acordo prevê que todos os trabalhadores que quisessem seriam reintegrados ao trabalho – o que vai ocorrer com dois jornalistas e três radialistas. Quanto aos demais, que não pretendem mais voltar à empresa, terão direito a receber uma indenização suplementar de 4,5 salários e a extensão do plano de saúde por nove meses a partir da data da demissão. O total das indenizações a serem pagas aos jornalistas e radialistas chega a cerca de R$ 300 mil. Com o acordo, a empresa abandona a pretensão de recorrer da decisão judicial.

Em outubro passado, a Rádio Eldorado/Estadão decidiu efetuar uma demissão em massa e dispensou de uma só vez 22 trabalhadores entre jornalistas e radialistas. Os Sindicatos recorreram da decisão e a Câmara de Dissídios do TRT, por unanimidade, acatou parecer do desembargador relator Francisco Ferreira Jorge Neto, que considerou que a empresa decidiu arbitrariamente e sem consulta aos sindicatos, efetuar demissões sem justa causa. Por isso, determinou a readmissão dos trabalhadores.

 

Defesa do emprego

O acordo reforça a atuação da diretoria do Sindicato contra as ondas de demissões nas empresas jornalísticas, buscando organizar a categoria para agir coletivamente contra os “enxugamentos” nas redações, atuação que se dá sempre na linha da defesa do emprego. Nem sempre o Sindicato e os jornalistas conseguiram barrar as demissões, mas em várias empresas foram arrancadas indenizações suplementares, acordos de garantia de nível de emprego ou cláusulas impedindo demissões em massa por determinados períodos, como foi o caso da Rádio Eldorado/Estadão.

 

Foto: trabalhadores comemoram vitória no TRT/Vitor Ribeiro

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo