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Rádio e TV: Empresas analisam nova contraproposta da Campanha Salarial

Rádio e TV: Empresas analisam nova contraproposta da Campanha Salarial


Próxima rodada de negociação ocorre em 9 de março


A nova contraproposta dos jornalistas de rádio e TV para a Campanha Salarial 2016-2017 foi entregue às empresas na manhã desta quinta (16) pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. A bancada patronal vai analisar as reivindicações para uma resposta na próxima rodada, em 9 de março.

 

A reivindicação é de reposição da inflação de 19,17% sobre o piso salarial e em duas vezes, sendo 15% relativos a 1/12/16 e outros 3,62% no próximo 1º de junho. O índice é o total das perdas acumuladas desde o último reajuste da categoria, que está com os salários congelados há dois anos.

Para os salários e benefícios, os trabalhadores e trabalhadoras reivindicam um reajuste de 15,98%, dos quais 8% relativos ao ano passado e 7,39% a 2017, além de um retroativo de 8% referentes à Campanha Salarial de 2015-2016 que ainda está em aberto. Quanto à parcela do Programa de Participação dos Resultados (PPR) e ao abono, os jornalistas continuam lutando pelo pagamento de um valor correspondente aos dois anos, corrigido pela inflação e multiplicado por dois.

Jornalistas seguem engajados

Na mesa, a bancada dos jornalistas ressaltou, novamente, que não é possível aceitar uma proposta de reajuste 5,75% abaixo da inflação, de apenas 13,42% como querem os patrões, pois não faltam dados comprovando que as emissoras seguem lucrativas e sólidas nos últimos cinco anos, mesmo na conjuntura de crise econômica.

Também não é possível aceitar que o abono e o PPR sejam referente a apenas um ano e nem congelados no valor da Convenção 2014-2015, pois a negociação em andamento contempla o período de dois anos.

A contraproposta apresenta nesta quinta é resultado da construção coletiva com ampla participação dos jornalistas, que contribuíram com a elaboração e votaram nas assembleias nesta semana, com a participação de 161 profissionais.

Na semana passada, o plebiscito que rejeitou a proposta patronal anterior teve a participação de 1.273 jornalistas, a maior da história do Sindicato, além de uma média de 500 a cada assembleia realizada nas primeiras rodadas de negociação.

No próximo 9 de março (quinta-feira) ocorre a sétima rodada de negociações, na sede do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), na região oeste da capital.

 

Texto e foto: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

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