A CUT realiza hoje, dia 4, o segundo e último dia do Encontro Nacional do Macrossetor Comércio, Serviços e Logística, no auditório da sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs). José Augusto Camargo (Guto), presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), participou da atividade na tarde de ontem (3), representando a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
A atividade leva o tema “Trabalho e Prestação de Serviço Decente” e debateu pontos como a conjuntura política e econômica, os desafios das negociações coletivas, macrossertor: os elos que nos unem, novas formas de organização do trabalho e emprego decente: impactos das novas tecnologias, terceirização, novos modelos de gestão e contratos de trabalho, saúde e condições de trabalho, prestação de serviços e o direito à cidadania, entre outros.
A partir de uma abordagem sobre a realidade de cada categoria, os líderes Cutistas, cerca de 10 (dez) dirigentes de cada Ramo, afirmaram que não há outro caminho para avançar que não seja a constituição de uma estratégia unitária e conjunta.
O secretário de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, elogiou o fato de a Central ter consolidado o projeto dos macrossetores. “É uma instância de debate, de elaboração e construção de ações políticas que fortalece a nossa estrutura horizontal”, assinalou.
Texto com informações CUT São Paulo
Foto – Roberto Parizotti