A 34ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos recebeu índice recorde de inscrições. Comparado ao ano passado, o aumento foi de 35% no total de inscritos. Neste ano, são 667 trabalhos que concorrem nas categorias Artes, Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial, que envolve todas as mídias e neste ano tem como tema “Criança em situação de rua”.
Nesta segunda-feira (dia 6), a Comissão Organizadora esteve reunida no auditório Vladimir Herzog do Sindicato para discutir questões que envolvem a preparação da premiação, uma das mais importantes do jornalismo brasileiro. O Sindicato esteve representado pelo presidente José Augusto Camargo (Guto) e pela diretora de Sindicalização Márcia Quintanilha, além do coordenador de Comunicação da entidade, Simão Zygband.
Julgamento será em sessão pública
Pela primeira vez em todas as suas edições, a escolha dos vencedores será realizadaem duas etapas. Na fase de seleção, a comissão julgadora – formada por 27 profissionais do mais alto gabarito – atuará de 30 de agosto a 20 de setembro para apontar os três melhores trabalhos de cada categoria. Na de premiação, a própria comissão organizadora, reunida em sessão pública (com transmissão ao vivo pela internet), definirá os vencedores no dia 10 de outubro, na Sala Sérgio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de outubro, às 19h30, no Tuca (Teatro da Pontifícia Universidade Católica),em São Paulo.
Prêmio Especial Vladimir Herzog 2012
Neste ano, foram indicados dois grandes nomes da imprensa brasileira para serem agraciados com o Prêmio Especial: Alberto Dines e Lúcio Flavio Pinto. Trata-se de justa homenagem pelos relevantes serviços prestados por ambos à causa da Democracia, da Paz, da Justiça e contra a Guerra.
SERVIÇO
34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Promoção e Organização:Associação Brasileira de Imprensa – Representaçãoem São Paulo – ABI/SP;Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – OAB/SP, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Divulgação dos resultados: 10 de outubro
Solenidade de premiação: 23 de outubro, terça-feira, às 19h30
Local: TUCA – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo