Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Praça Vladimir Herzog sofre vandalismo e placa em celebração ao dia do jornalista é arrancada

Praça Vladimir Herzog sofre vandalismo e placa em celebração ao dia do jornalista é arrancada

Placa instalada em 2019 continha um manifesto assinado por diversas organizações que defendem os direitos e o exercício profissional dos jornalistas

Na manhã da última segunda-feira (10), o jornalista e implementador de melhorias na Praça Memorial Vladimir Herzog, Sérgio Gomes, constatou o ato de vandalismo que arrancou a placa em celebração ao dia do jornalista, que ficava na base da reprodução do troféu do Prêmio Vladimir Herzog.

O capitão Cheloni, da Guarda Civil Metropolitana, foi o responsável pela perícia inicial no local vandalizado.

Ao constatar a depredação do local, Gomes solicitou formalmente providências ao presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, o vereador Eliseu Gabriel. Gomes foi recebido pelo chefe de gabinete do vereador, Hélcio, ainda na segunda-feira (10).

Nesta sexta-feira (14), Sérgio Gomes cobrou da coordenação da Guarda Civil Metropolitana, responsável pela segurança da Câmara e da Praça Memorial Vladimir Herzog, providências e informações que pudessem identificar o responsável e o momento em que o local foi depredado, no entanto, até o momento da publicação desta matéria não havia informações a respeito.

Placa instalada em 2019 em celebração ao Dia do Jornalista

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), Thiago Tanji, ponderou a necessidade de se realizar uma apuração séria sobre o ocorrido. “Tem câmeras no local, que fica atrás da Câmara Municipal de São Paulo, então acreditamos que as autoridades têm todas as condições para poder elucidar o que aconteceu”, observou.

Segundo Tanji, não é possível afirmar se o ato de vandalismo representa mais um ataque à categoria de jornalistas, mas a resposta será dada. “Esperamos que tenha uma resposta sobre o que aconteceu e, caso seja uma agressão política aos jornalistas, daremos uma resposta a isso em 20 de outubro com a recolocação da placa”, afirmou.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo