A Praça da Divina Providência, anexa à Câmara Municipal de São Paulo, ganhará até o final deste ano um monumento ao jornalista Vladimir Herzog. O artista responsável pela obra será Elifas Andreato, autor de outras peças em homenagem ao repórter morto durante a ditadura na década de 70.
A obra será uma reprodução do troféu Vlado Vitorioso, criado por Andreato em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Vou realizar aqui um sonho antigo, que é ver essa peça em tamanho real”, revelou o artista. Ele adiantou que a obra deve ser feita de bronze e ter mais de dois metros de altura.
Andreato explicou como surgiu a inspiração para criar o troféu. “Pensei em fazer algo que fosse contrário à imagem divulgada durante a ditadura, que mostrava Vlado enforcado”, disse.
A ideia de fazer o monumento do jornalista Vladimir Herzog é parte de um processo iniciado pela Câmara Municipal com a criação da Comissão da Verdade, que terá como objetivo investigar as violações aos direitos humanos ocorridas na cidade de São Paulo ou cometidas por agentes públicos entre 1946 e 1988. O projeto foi aprovado no último dia 11.
“Desde o início pensamos em dar o nome de Vladimir Herzog para essa comissão e também veio a ideia de fazer uma homenagem à cidade com a construção do monumento em uma praça central”, afirmou o vereador Ítalo Cardoso (PT).
Segundo o 1º secretário da Casa, o jornalista não deve ser lembrado como vítima. “A morte dele (Vladimir Herzog) mudou a conjuntura de uma época no Brasil e, por isso, fazemos essa homenagem a todos aqueles que morreram pela fúria da ditadura militar”, disse o vereador. Além do monumento, a praça também será rebatizada com o nome do jornalista.
Prêmio
O resultado da 34ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos deverá ser anunciado no dia 8 de outubro na futura Praça Vladimir Herzog.
“É muito importante uma homenagem como essa, ainda mais no Centro de São Paulo. Acreditamos que o monumento ficará pronto até outubro para fazermos o anúncio dos vencedores em praça pública”, adiantou um dos conselheiros do Instituto Vladimir Herzog, Sérgio Gomes.
Texto – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São Paulo
Foto – RenattodSouza