Depois que o Sindicato dos Jornalistas denunciou em seu site que a direção do Portal Terra afirmou que não empregava jornalistas em seu quadro de funcionários a direção de RH do Portal comunicou que gostaria de conversar com a direção do Sindicato dos Jornalistas. Porém, o Sindicato ainda não conseguiu agendar a reunião, pois toda vez que a direção do Sindicato tenta entrar em contato com a diretora de RH do Portal Terra, a informação do outro lado da linha é que “ela se encontra em reunião”.
Na última tentativa de manter contato com a direção de RH da empresa, na tarde de 24 de novembro, o Sindicato fez cinco telefonemas obtendo sempre a resposta de que a responsável “estava em reunião”. Diante da dificuldade de se reunir para verificar as inúmeras denúncias de irregularidades, o Sindicato recorrerá a Superintendência Regional do Trabalho imediatamente, “para que a empresa seja convocada para uma reunião onde deverá dar explicações sobre as irregularidades denunciadas”, afirmou o diretor da Comissão de Fiscalização e Registro Profissional – Corfep – José Eduardo de Souza..
De acordo com José Augusto (Guto) Camargo, presidente do Sindicato, a entidade recebeu uma série de denúncias após a publicação em sua página na internet de que no Portal Terra não trabalham jornalistas. “Recebemos várias denuncias de jornalistas que trabalharam no Portal, como o não pagamento de horas extras, desvio e duplicação de função, terceirização de contratos de jornalistas, que ao serem demitidos não recebem seus direitos”, denunciou o presidente.
A direção do Sindicato reafirma sua posição de insistir que o Portal Terra reconheça os produtores de conteúdo como jornalistas e que se tenha um acordo coletivo específico para os jornalistas que trabalham nos portais.
Denuncie
O Sindicato solicita aos colegas jornalistas que trabalham no Portal Terra e em outros portais e sofrem pressão e assédio moral para denunciar as irregularidades praticadas pela empresa, que não se intimidem e denunciem as irregularidades ao Sindicato dos Jornalistas pelo e-mail: jornalista@sjsp.org.br . O Sindicato garante sigilo.