Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

PEC dos Jornalistas deve ser votada em agosto

PEC dos Jornalistas deve ser votada em agosto


logo_diploma_interna_310

 

Os líderes partidários no Senado fecharam acordo para a votação na segunda semana de agosto de projetos que estavam na ordem do dia da sessão desta quarta-feira (11). O objetivo do adiamento, anunciado pelo senador Gim Argello (PTB-DF), vice-líder do governo, foi dar prioridade à votação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).

Nos dias 7, 8 e 9 de agosto – quando deve ocorrer um esforço concentrado de votações no Senado – serão examinados a PEC dos Jornalistas (33/2009), em segundo turno; o PLS 652/2011, que garante aposentadoria especial para os garçons; e o PLC 180/2008, que estabelece cotas nas universidades federais para alunos de escolas públicas.

– Em função da importância da LDO, concordamos em votar os três projetos na segunda semana de agosto. É o compromisso do senador Gim Argello como líder do bloco – afirmou a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Além desses projetos, devem ser incluídos na pauta do esforço concentrado, segundo manifestações de líderes em Plenário, a PEC 37/2011, que impede o Ministério Público de participar das investigações criminais, e o PLS 198/2007 – Complementar, que extingue a contribuição social devida pelos empregadores, em casos de demissão sem justa causa, de 10% sobre o montante dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Antes, entretanto, um requerimento de urgência para este projeto, apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), precisa ser aprovado em Plenário.

Período eleitoral

Em reunião de líderes realizada na terça-feira (10), ficou decidido que o Senado vai promover 12 sessões de votações durante o período das eleições municipais, que termina em outubro.

Em agosto, após o recesso parlamentar, os senadores retornam ao trabalho com duas semanas de esforço concentrado, cada uma com três dias de votação – de 7 a 9 e de 21 a 23 de agosto. Uma terceira semana com três dias de votação está marcada para setembro. A última ocorrerá em outubro.

Elina Rodrigues Pozzebom – Agência Senado

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo