Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

PEC do Diploma encontra pauta congestionada no Senado

PEC do Diploma encontra pauta congestionada no Senado


campanha_diploma_2010_logo
Com o envio de uma série de Medidas Provisórias do governo ao Congresso Nacional, a votação em 2º turno da PEC dos Jornalistas no Senado ainda está indefinida. A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas prosseguem com a mobilização em Brasília para agilizar a tramitação da matéria e buscarão alternativas para o cumprimento do acordo de lideranças para a votação da proposta neste início de 2012.

Na tramitação legislativa, a votação de Medidas Provisórias é priorizada e tranca a pauta de votações. Mas, conforme o presidente da FENAJ, Celso Schröder, isso não quer dizer que outras matérias não possam ser apreciadas. “A tramitação de medidas provisórias, assim como de outras matérias legislativas, é passível de acordos e adiamentos, o que propicia espaços ou janelas de votação de outros projetos e propostas”, considera. Foi num ambiente parecido com o atual que o Senado aprovou a PEC 33 em 1º turno no final do ano passado.

Schröder resgata que já existe acordo de líderes para a votação da PEC dos Jornalistas no início deste ano. “O ingresso de novas medidas provisórias dificulta a votação de nossa PEC, mas não a impede. Logo, e evidentemente, precisamos de mais mobilização e luta pela votação o quanto antes”, sustenta.

Dirigentes da FENAJ e dos Sindicatos prosseguem no revezamento semanal de acompanhamento dos trabalhos do Congresso Nacional e contatos com líderes partidários e com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. E, na perspectiva de fortalecer o movimento, a campanha de envio de emails aos parlamentares, de organização de manifestações, debates e coleta de apoios ao abaixo-assinado em defesa da PEC 33/09 continua.

Juntamente com o movimento pela votação da PEC dos Jornalistas no Senado, a FENAJ trabalha pela evolução da tramitação do Projeto de Lei 2960/11, que propõe um piso nacional para a categoria, e do Projeto de Lei 1078/11, que estabelece a federalização da apuração de crimes contra jornalistas. “Estamos mantendo contatos constantes com os autores dos dois projetos, os deputados André Moura e Protógenes Queiróz, com vistas a uma agenda de atividades em prol das duas propostas”, relata Celso Schröder, adiantando que está previsto o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas para abril.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo