A direção da Regional Vale do Paraíba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por intermédio de seus dirigentes Fernanda Soares e Edvaldo Antonio (Ed), esteve reunida na manhã desta quinta-feira (20) com representantes do jornal O Vale para tratar de pagamento de dívidas que a empresa tem com os trabalhadores demitidos no final do ano passado.
Já havia sido fechado anteriormente um acordo que a empresa está descumprindo, sob pena de pagar 50% a mais do que estava acordado.
“O mais grave neste processo é que alguns funcionários de O Vale têm dado informações falsas aos demitidos dizendo que estavam em reuniões com o sindicato e até já haviam apresentado proposta de acordo, o que não é verdade”, disse Fernanda Soares. Os advogados da empresa reiteraram na reunião que nenhum funcionário do jornal está autorizado a falar com ex-funcionários sobre pagamento ou suspensão de acordo.
A nova proposta, que será oficializada pelo O Vale na próxima segunda-feira (24), é retomar os pagamentos somente em abril, o que não foi bem recebido pelos dirigentes. O Departamento Jurídico do SJSP orienta a todos que a decisão de aceitar as novas condições cabe exclusivamente aos jornalistas, que podem tanto acionar imediatamente o jornal na Justiça através do Departamento Jurídico do SJSP (já que a empresa reconhece formalmente a existência da dívida) ou aguardar o período proposto. Esta é uma decisão estritamente pessoal e não interfere no pagamento, acordo ou processo dos demais demitidos.
O SJSP continuará insistindo para que O Vale cumpra o acordo firmado.