Documentário de Jorge Furtado será exibido em sessão especial que comemora os 80 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas
O Cineclube Vladimir Herzog exibe nesta terça-feira (25), às 19h30, o documentário “O Mercado de Notícias” (2016), do cineasta brasileiro Jorge Furtado, que também dirigiu outros importantes filmes como “Lisbela e o Prisioneiro”, “O Homem que Copiava” e “Ilha das Flores”.
Escrito por Jorge Furtado, o documentário é inspirado na clássica peça do dramaturgo inglês Ben Jonson – The staple of news, encenada pela primeira vez no ano de 1626, em Londres. O filme traça um paralelo sobre mídia e a democracia, incluindo uma breve história da imprensa, desde o seu surgimento, no século 17, até hoje, destacando seu papel na construção da opinião pública, seus interesses políticos e econômicos.
“O Mercado de Notícias” traz os depoimentos de treze expressivos e experientes jornalistas brasileiros – entre os quais Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Maurício Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete – que filosofam e expressam suas considerações a respeito de sua profissão exercida, as novas mídias (como a internet), o futuro do jornalismo, e também traz à tona referências jornalísticas atuais na política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.
A sessão faz parte das comemorações de 80 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), completados neste mês de abril. Após o filme, Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, entidade que participa da luta pela democratização da comunicação no Brasil, participará de um debate sobre a imprensa nacional.
O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do SJSP e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do SJSP.
SERVIÇO
O que: Exibição do documentário “O Mercado de Notícia” + debate sobre a imprensa brasileira.
Com quem: Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Quando: 25 de abril (terça-feira), às 19h30
Onde: Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – República – São Paulo/SP
Mais informações: (11) 3229-7989
Escrito por: Redação – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, com edição do SJSP.