Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nova edição do Unidade destaca desafios da profissão em meio ao golpe e à retirada de direitos

Nova edição do Unidade destaca desafios da profissão em meio ao golpe e à retirada de direitos


Publicação dá continuidade à série sobre os impactos da reforma trabalhista para os jornalistas. Clique e acesse a versão digital.


Na conjuntura de golpe à democracia e ampla retirada de direitos, os desafios dos profissionais para o próximo período são destaque do novo Unidade. A edição que chega aos sindicalizados traz mais uma reportagem da série sobre como a reforma trabalhista vai afetar os jornalistas, além de um especial sobre o tema encartado na publicação bimestral.

Os impactos da nova legislação trabalhista foram comentados pelo juiz Guilherme Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e também pelo sociólogo Victor Pagani, assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Como reação à proposta, além do diálogo permanente com a categoria e a realização de um seminário, o Sindicato dos Jornalistas está visitando as redações de todo o estado de São Paulo para coleta de assinaturas dos profissionais em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) pela Anulação da Reforma Trabalhista. A campanha é uma iniciativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT) com o objetivo de alcançar 1,3 milhão de assinaturas em todo o país para derrubar a Lei 13.467/2017, que entra em vigor a partir de 11 de novembro. 

Outro destaque é a cobertura do 15º Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado na sede do Sindicato entre os dias 4 e 6 de agosto. No encontro que reuniu mais de 70 delegados e delegadas de todas as regiões paulistas, os profissionais aprovaram diversas resoluções para defesa da categoria nas redações, nas assessorias de imprensa e no serviço público, além do novo Estatuto da entidade.

Nas seções “Imagem” e “Memória”, o Unidade homenageia o jornalista Fernando Pacheco Jordão, que morreu no último dia 14 de setembro, aos 80 anos, na capital paulista. Nas seis décadas de jornalismo, o enfrentamento à ditadura é uma das marcas na trajetória do companheiro que esteve na direção do Sindicato ao lado de Audálio Dantas nos anos de chumbo do regime militar no Brasil.

O jornal destaca, ainda, a 39ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que em 2017 presta uma homenagem especial à jornalista Rose Nogueira, diretora do Sindicato dos Jornalistas com mais de 50 anos de profissão e histórica militante pelos direitos humanos no país. A entrega da premiação é aberta ao público e ocorre no próximo dia 31 de outubro (terça-feira), a partir das 20h, no Tucarena (Rua Monte Alegre nº 1024 – Perdizes).

Clique aqui para fazer o download ou compartilhar o jornal nas redes sociais.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo