Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota sobre as eleições de 2020

Nota sobre as eleições de 2020

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) dirige-se à categoria para alertar sobre a importância das eleições municipais deste ano.

Os jornalistas sofrem o impacto de um projeto econômico, em vigor desde o golpe de 2016, baseado na retirada de direitos e ataques à democracia. Esse projeto foi brutalmente intensificado pelo governo Jair Bolsonaro, com redução de salários em plena pandemia de Covid-19 e ampliação da famigerada Reforma Trabalhista.

Além do aumento da precarização do trabalho, da diminuição de renda e de uma escalada de desemprego sem precedentes, a categoria é atingida por agressões diretas e constantes aos jornalistas e ao exercício do Jornalismo. 

Nada a estranhar vindo daquele que apoia o regime militar, que torturou e matou, inclusive o jornalista Vladimir Herzog, sob ordens do coronel Brilhante Ustra, a quem Bolsonaro exalta. É a expressão de uma política de desrespeito aos direitos humanos, de exclusão social e preconceito.

A liberdade de expressão é um dos principais alvos do atual governo, que foi denunciado de ter sido eleito e de fazer autopromoção por meio de disparos de fake news, de reprimir e disseminar ódio contra instituições democráticas e movimentos sociais. 

Não é por acaso que há dezenas de pedidos protocolados de impeachment de Bolsonaro no Congresso Nacional, como forma de repúdio a todo o seu governo.

Nós, jornalistas, em favor do exercício da nossa profissão e da liberdade de imprensa, temos muitas razões para votarmos em partidos e candidatos a prefeitos e vereadores que se oponham ao governo Bolsonaro e às medidas que retiram direitos específicos da categoria e do conjunto da classe trabalhadora.

Quem merece voto dos jornalistas defende direitos, democracia e o fim do governo Bolsonaro.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo