Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de pesar. Perdemos Alípio Freire

Nota de pesar. Perdemos Alípio Freire

O Brasil perdeu hoje, 22 de abril, o jornalista, escritor, artista plástico e militante político Alípio Freire, de 75 anos.

Filiado ao Sindicato em março de 1981, Alípio Raimundo Viana Freire, nascido em Salvador (BA), em 4 de novembro de 1945, foi militante da Ala Vermelha (grupo dissidente do PCdoB) nos anos 1960/70, que combateu a ditadura militar por meio da luta armada. Foi preso aos 23 anos pela Operação Bandeirantes (Oban). Depois de três meses de torturas e interrogatórios, foi transferido para o Presídio Tiradentes, onde ficou preso entre 1969 e 1974.

Após sair da prisão seguiu com o jornalismo e a militância, sendo um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Anistiado pelo Ministério da Justiça em 2005, escreveu vários livros, entre eles, “Estação Paraíso” e “Estação Liberdade”. Em 2013 lançou seu primeiro documentário, 1964 – Um golpe contra o Brasil.

Alípio Freire é mais uma vítima da necropolítica genocida do atual governo, que já ceifou milhares de vidas brasileiras. Há meses lutava contra a covid-19, mas não resistiu.

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) se solidariza com familiares e amigos e presta essa homenagem ao grande ser humano e militante pela democracia. Alípio Freire, presente!

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo