Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de desagravo ao jornalista Mauro Cezar Pereira

Nota de desagravo ao jornalista Mauro Cezar Pereira

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamenta os ataques que a Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF) desferiu em nota oficial, na qual expressa “repúdio ao jornalista Mauro Cezar Pereira”, comentarista esportivo do ESPN e articulista do portal UOL.

A FBTF faz acusações genéricas ao jornalista, afirmando que ele “excede o limite do razoável, atacando a honra dos profissionais do esporte” e “confunde e mistura de forma proposital, pejorativa e maldosa, a vida pessoal do treinador de futebol com a de cidadão” (sic). O texto cita até mesmo “ofensas pessoais, o uso de mensagens subliminares maldosas, a perseguição implacável, o discurso de ódio e a amargura explícita”. Como se vê, muitos adjetivos e qualificações, mas ausência de indicações substantivas sobre o que Mauro Cezar teria feito de errado.

Em sua atividade profissional, o jornalista emite opiniões e faz comentários sobre futebol, exercendo o direito de crítica. Os que discordam têm todo o direito, também, de rebater seus argumentos e apresentar o que pensam a respeito. O que não se pode admitir é a tentativa de calá-lo. Isso caracteriza censura, contra a qual os jornalistas e os cidadãos brasileiros tanto lutaram.

Se há ofensas pessoais ou informações incorretas nos comentários feitos, as pessoas ou entidades que se sentirem atingidas podem solicitar direito de resposta e até mesmo recorrer à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas e à Justiça, caso avaliem que há fatos graves a apurar. É inadmissível acusar sem base em fatos concretos e assim desqualificar um profissional.

O SJSP defende o exercício do jornalismo expresso na atividade de Mauro Cezar Pereira e ressalta a importância de seu trabalho de crítico esportivo. A entidade respeita a FBTF e os treinadores representados por ela, mas se manifesta contra qualquer tipo de censura ao trabalho jornalístico e em defesa da liberdade de expressão e do direito de crítica.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo