A Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Fenaj recebem com indignação a homenagem que a Câmara Municipal de Campinas deve aprovar na noite de hoje, 5 de junho, a qual agracia o jornal Correio Popular concedendo o Diploma Empresa Cidadã.
O jornal, fundado em 4 de setembro de 1927 por Álvaro Ribeiro, por muitos anos teve um papel relevante na cidade, mas no último período, sua atual gestão tem realizado ações que só contradizem o motivo da homenagem.
A empresa que, atualmente precariza o trabalho de seus profissionais, deixou dezenas de trabalhadores e trabalhadoras jornalistas sem receber as verbas rescisórias a quem tem direito; além de promover fraudes nos pagamentos destes ao INSS, ao FGTS e IR. Muitos dos seus ex trabalhadores caíram na tal “malha fina” por improbidade da empresa.
É muito triste presenciar o único jornal diário da cidade não arcar com suas responsabilidades patronais, além de ter tido o nome do jornal envolvido no escândalo de corrupção do hospital Ouro Verde.
Não queremos o fechamento de nenhuma empresa de Comunicação da cidade, muito pelo contrário, desejamos que elas tenham êxito no seu propósito para que possam garantir empregos, mas isso não deve custar a dignidade e a falta de respeito com os profissionais que nelas trabalham.
Ser cidadã é exercer direitos e deveres para a sociedade, no momento isso não se aplica a quem comanda o jornal Correio Popular.
Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado se São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj