Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

No Dia de Mobilização, jornalistas vão às ruas em defesa da EBC e contra a MP 1045

No Dia de Mobilização, jornalistas vão às ruas em defesa da EBC e contra a MP 1045

Essa quarta-feira (18/08) amanheceu com a resistência nas redes e nas ruas de várias cidades do país contra o projeto de destruição do Brasil, capitaneado pelo presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), que só apresenta iniciativas para destruir políticas públicas essenciais para a população brasileira, como a Proposta de Emenda à Constituição 32, que institui a Reforma Administrativa, principal pauta dos atos de protesto desse Dia de Mobilização da Classe Trabalhadora.

Além do desmonte do serviço público, a pauta de mobilização incluiu a defesa dos empregos, contra as privatizações (incluindo a da Empresa Brasil de Comunicação) e contra a Emenda Constitucional 1045, que está sendo chamada de “MP da Escravidão”. Todas elas na agenda dos jornalistas, categoria que vem sendo precarizada ainda mais na pandemia de Covid-19.

Confira os principais registros da participação dos jornalistas:

Distrito Federal – Trabalhadores da EBC, jornalistas, radialistas e diretores do SJPDF participaram lado a lado com servidores públicos de todo o país do protesto contra a reforma administrativa, a MP 1045 e a extinção da EBC, em frente ao Congresso Nacional.

Município do Rio de Janeiro – Jornalistas da EBC e diretores do SJPMRJ participaram do ato contra a PEC 32 e a privatização da EBC.

São Paulo – Jornalistas e dirigentes sindicais do SJSP também foram às ruas na Capital e em Campinas, tanto contra a privatização da EBC como em relação à Medida Provisória 1045, que precariza ainda mais o trabalho assalariado no Brasil, criando trabalhadores sem direitos. No caso dos jornalistas, a “MP da Escravidão” amplia a carga horária de trabalho e reduz o percentual de pagamento das horas extras.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo