Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

No Brasil, milhões de pessoas morrem antes dos 65 anos Esta é a idade que Temer considera ideal para se aposentar

No Brasil, milhões de pessoas morrem antes dos 65 anos Esta é a idade que Temer considera ideal para se aposentar


Até em São Paulo, a cidade mais rica do país, milhares de trabalhadores morrem antes de completar 65 anos

Se for aprovada pelos deputados e senadores, a PEC 287 da reforma da Previdência de Temer vai aumentar a idade mínima para aposentadoria para 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Acho que para Temer, o Brasil é a Islândia, país com um dos melhores padrões de vida do planeta.

Digo isso porque está claro que Temer ignorou completamente o fato de que, no Brasil, milhões de pessoas morrem antes dos 65 anos de idade, os/as trabalhadores/as enfrentam muitos períodos de desemprego, trabalho precário e baixos salários, as condições de vida e de acesso a serviço público de qualidade são ruins, entre outros problemas que contribuem para um ser humano viver menos.

Até em São Paulo, a cidade mais rica do país, milhares de trabalhadores morrem antes de completar 65 anos.

Segundo estudo da Rede Nossa São Paulo, o tempo médio de vida da população em 36 (TRINTA E SEIS) bairros da capital paulista é de MENOS DE 65 ANOS. Em Cidade Tiradentes a média é de 53,83 anos, Anhanguera (54,9), Jardim Ângela (54,77) e no Grajaú (54,77).

Confira aqui: http://www.nossasaopaulo.org.br/arqs/mapa-da-desigualdade-completo-2016.pdf?v=2

Temer quer piorar ainda mais

Mas, a perversidade de Temer não para por aí. A idade mínima vai aumentar para mais de 65 anos sempre que o IBGE detectar aumento da sobrevida dos brasileiros.

Quer ter uma ideia do que isso representa? Vamos lá: nos últimos dez anos, a sobrevida cresceu 4,6 anos em todo o Brasil. Se as novas regras da Previdência com idade mínima de 65 anos estivessem em vigor há dez anos, a idade mínima hoje seria de quase 70 anos.

A suposta reforma de Temer ignorou completamente a realidade existente no mercado de trabalho; a desigualdade de gênero – as mulheres trabalham diariamente 7 horas a mais do que os homens, têm ocupações mais precarizadas e menores salário. Ignorou também as diferenças sociais e econômicas que interferem na sobrevida dos brasileiros entre as Regiões do país.

 

Escrito por: Vagner Freitas – CUT

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo