A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou nesta terça-feira (18) da segunda rodada de negociações com os patrões de Jornais e Revistas da Capital na Campanha Salarial de 2013. Também obteve, ao menos, uma satisfação dos empresários do Interior e Litoral.
Quanto a Capital, os empresários ainda não apresentaram nenhuma proposta econômica. Na reunião anterior, haviam trazido gráficos e quadros para a mesa de negociações mostrando que estavam em má situação. Foi uma choradeira só. Já os dirigentes do SJSP demonstraram que na planilha dos empresários já havia equilíbrio nas contas, só que, obviamente, às custas do emprego dos trabalhadores.
Já o sindicato patronal do Interior e Litoral, enfim, respondeu às mensagens do SJSP e argumentou que as negociações salariais ainda não tiveram início “pois estamos com troca de Diretoria nesse ano de 2013”, respondeu Marcelo Batuíra, presidente do Sindijori por e-mail. Ele diz que em breve será marcada a primeira rodada de negociação.
Todos os jornalistas de Jornais e Revistas (Capital e Interior) e também os de Assessoria de Imprensa, da Capital, Litoral e Interior já conquistaram a data base de 1º de junho, o que significa que todos os índices de reajuste serão retroativos a esta data.
Cláusulas econômicas
Os jornalistas reivindicam, nas cláusulas econômicas, reposição do índice de inflação do período (INPC), calculada próximo a 7%, mais 3% de aumento real. A categoria vai lutar ainda pelo Piso Estadual Unificado, manutenção do nível de emprego, pagamento de horas extras, fim do acúmulo de funções, combate às demissões, à pejotização, à precarização e ao assédio moral nas redações.
Com o slogan A gente quer muito mais… Em defesa do jornalista e do jornalismo!, a Campanha Salarial deste ano prioriza o combate às demissões, reivindicando que as empresas cumpram a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho.
Este ano, a direção do SJSP antecipou a entrega das pautas aos patrões para que eles pudessem analisar com antecedência as reivindicações e dar respostas em um prazo menor.
Engajamento
É importante que todos os jornalistas se engajem na Campanha Salarial já que enfrentaremos muita resistência por parte dos empresários, que tradicionalmente alegam dificuldades financeiras para propor índices incompatíveis com os anseios da categoria. Foi o que se viu na mesa de negociações.
A participação de todos é fundamental, já que somente com a união e mobilização da categoria é que vamos pressionar para garantir direitos e avançar para novas conquistas. Em Defesa do Jornalista e do Jornalismo!