Conforme solicitado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) o jornal o Estado de S. Paulo enviou no final da tarde de ontem (05) um documento especificando as 13 dispensas e as 14 contratações feitas pelo periódico. Nele constam algumas reposições, mas ainda algumas áreas não foram preenchidas.
Devido a este fato, e outras situações ainda a serem tratadas, como o benefício aos demitidos, as negociações com o jornal terão prosseguimento nos próximos dias.
Em relação aos 13 demitidos o jornal informou que eles atuavam nas editorias de Artes (02), Esportes (01), Fotografia (01), Internacional (01), Jornal do Carro (03), Núcleo Editorial (01), Sistemas Editoriais (01) e no Vertical (01).
Referente às 14contratações, dez foram feitas para o setor de conteúdo, na editoria de Vertical Conteúdo (01), TV Estadão (01), Portal (01), Núcleo Editorial (01), Paladar (01) e Internacional (01). As outras quatro foram feitas para Agência Estado, nos cadernos de Agrícola (01), Internacional (02) e Política (01).
Em relação à demissão do diretor do SJSP, Alessandro Giannini, que trabalhava na editoria de Internacional, o jornal se mostrou ciente da situação e se dispôs a discutir sobre a dispensa. O Sindicato reitera o seu repudio a qualquer tipo de demissão e exige que o diretor do SJSP seja reintegrado.