Na última terça-feira, dia 29, os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Edvaldo de Almeida, secretário do Interior e Litoral e Vanessa Gomes de Paula, diretora de base do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira, se reuniram com representantes do Jornal Imprensa Livre e com membros da comissão de trabalhadores para discutir e buscar soluções aos problemas vividos pelos jornalistas da empresa. Ao final, foram conquistados benefícios como cesta básica, vale transporte e convênio médico, entre outras.
A direção discutiu também questões como atrasos frequente nos pagamentos de salários e adiantamentos; não pagamento da PLR, irregularidades no recolhimento do INSS, FGTS e IR, situação dos trabalhadores com férias vencidas, homologação dos jornalistas já demitidos, entre outros.
O SJSP, por sua vez, apresentou a proposta de pagamento das quitações dos demitidos, seja através de parcelamento ou de período de carência, a fim de permitir aos trabalhadores que já deixaram a empresa, o resgate do FGTS e a entrada no programa de seguro desemprego. A empresa irá estudar a proposta e apresentará uma resposta na próxima semana.
Os diretores do Sindicato apresentaram também a proposta de suspensão das edições de segunda-feira, a fim de economizar recursos e diminuir o desgaste dos trabalhadores que, devido à equipe reduzida, trabalham sem folgas. A direção da empresa aceitou a proposta, mas apenas durante o período de reestruturação econômica, ressaltando a importância de cuidar que assinantes e anunciantes não sejam prejudicados.
Ainda para reduzir a sobrecarga dos jornalistas, foi negociada a reposição imediata de trabalhadores no quadro de funcionários, tanto da redação, quanto da diagramação. Ficou acordado que serão realizadas reuniões a cada seis semanas, para balanço das ações de regularização e demais debates.