Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Negociação com jornal Imprensa Livre conquista benefícios a jornalistas

Negociação com jornal Imprensa Livre conquista benefícios a jornalistas


 

imprensalivre3

 

Na última terça-feira, dia 29, os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Edvaldo de Almeida, secretário do Interior e Litoral e Vanessa Gomes de Paula, diretora de base do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira, se reuniram com representantes do Jornal Imprensa Livre e com membros da comissão de trabalhadores para discutir e buscar soluções aos problemas vividos pelos jornalistas da empresa. Ao final, foram conquistados benefícios como cesta básica, vale transporte e convênio médico, entre outras. 

A direção discutiu também questões como atrasos frequente nos pagamentos de salários e adiantamentos; não pagamento da PLR, irregularidades no recolhimento do INSS, FGTS e IR, situação dos trabalhadores com férias vencidas, homologação dos jornalistas já demitidos, entre outros.

O SJSP, por sua vez, apresentou a proposta de pagamento das quitações dos demitidos, seja através de parcelamento ou de período de carência, a fim de permitir aos trabalhadores que já deixaram a empresa, o resgate do FGTS e a entrada no programa de seguro desemprego. A empresa irá estudar a proposta e apresentará uma resposta na próxima semana.

Os diretores do Sindicato apresentaram também a proposta de suspensão das edições de segunda-feira, a fim de economizar recursos e diminuir o desgaste dos trabalhadores que, devido à equipe reduzida, trabalham sem folgas. A direção da empresa aceitou a proposta, mas apenas durante o período de reestruturação econômica, ressaltando a importância de cuidar que assinantes e anunciantes não sejam prejudicados.

Ainda para reduzir a sobrecarga dos jornalistas, foi negociada a reposição imediata de trabalhadores no quadro de funcionários, tanto da redação, quanto da diagramação. Ficou acordado que serão realizadas reuniões a cada seis semanas, para balanço das ações de regularização e demais debates.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo