Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Morre o jornalista José Marques de Melo

Morre o jornalista José Marques de Melo

O jornalista José Marques de Melo morreu na tarde desta quarta-feira (20), vítima de um infarto na capital paulista. O sepultamento ocorreu na manhã deste 21 de junho, no Cemitério do Morumbi, zona sul paulistana. Ele completou 75 anos no último dia 15 de junho e era alagoano da cidade de Palmeira dos Índios.

Marques de Melo começou no jornalismo em 1959, como redator do Jornal de Alagoas, em Maceió. Bacharel pela Universidade Católica de Pernambuco, foi o primeiro doutor em comunicação titulado numa universidade brasileira, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na década de 1970.

Sindicalizado em 1971, foi professor e pesquisador com extensa carreira acadêmica dedicada ao ensino de jornalismo na ECA-USP, entre outras instituições, além de autor de dezenas de livros obrigatórios para os estudantes da área, entre os quais Jornalismo brasileiro, publicado em 1988, Teoria da comunicação: paradigmas latino-americanos, de 1998, e Jornalismo, Forma e Conteúdo, de 2009.

O jornalista também foi um dos fundadores da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, criada em 1977, e atualmente era Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional na Universidade Metodista de São Paulo.

O jornalista deixa a esposa Maria Silvia, os filhos Marcelo e Silvana, os netos Artur, Beatriz e Gabriel, uma infinidade de amigos e amigas, e gerações de jornalistas que aprenderam com ele os princípios técnicos e éticos da profissão. 

Aos familiares de José Marques de Melo, nesse momento triste de dor e saudade, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo expressa seu pesar e condolências.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo