Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Moagem traz notícias dos jornalistas de São Paulo

Moagem traz notícias dos jornalistas de São Paulo


trocatroca

 

Rogério Simões, que morou e trabalhou por vários anos em Londres, decidiu regressar à capital inglesa para retomar estudos e pesquisas no campo de mídias digitais, tema no qual busca aprofundar-se ainda mais. Com isso, deixa no final do mês, após pouco mais de três anos, o cargo de editor executivo da revista Época. Rogério atuou de 2001 a 2011 na BBC Brasil, os últimos cinco anos como diretor de Redação do serviço. “Senti necessidade de aprofundar meu conhecimento sobre mídias sociais, área que se torna cada vez mais vital para o jornalismo e a comunicação em geral”, disse ele a J&Cia. “Além de ser minha segunda casa, Londres é uma das principais referências do mundo em pesquisa e experimentações em mídias digitais. Boa parte do futuro da comunicação e do jornalismo está sendo hoje estudada, desenvolvida e praticada na capital inglesa. Meus últimos três anos em São Paulo foram especiais. Trabalhei com uma ótima equipe – competente, dinâmica e criativa –, que reafirmou minha confiança no jornalismo brasileiro, apesar de todas as óbvias dificuldades que ele enfrenta”. Ele permanece na revista até 25/7 e a partir de setembro irá cursar Master of Arts em Mídias Sociais pela Universidade de Westminster. Antes da BBC, Rogério esteve por seis anos na Folha de S.Paulo e também foi subeditor de Internacional da Veja. Seu contato pessoal é simoes.rogerio@gmail.com.

– Durou pouco mais de seis meses a passagem de Felipe Machado (ex-Diário de S.Paulo e Estadão) pela chefia de Reportagem do Portal R7. Ele passou a integrar desde o começo do mês a equipe de Comunicação da campanha do candidato Aécio Neves à Presidência da República, ao lado de Gustavo Krieger e Otávio Cabral. “Foi uma proposta interessante, até porque sempre fui muito ligado em política. Será sem dúvida uma experiência muito intensa, mas única na carreira”, disse a J&Cia.

– A Carta Editorial fez esta semana diversas promoções e mudanças internas, além de contratações de profissionais para reforçar suas equipes. As principais mudanças foram na revista Harper’s Bazaar, em que a redatora-chefe Camila Garcia (camilagarcia@cartaeditorial.com.br) foi promovida a diretora de Redação, cedendo seu lugar a Rosana Rodini (rosanar@cartaeditorial.com.br), transferida da RG, onde era diretora de Redação do site. Também da RG seguiu para a HB o diretor de Redação Dudi Machado (dudi@cartaeditorial.com.br), para assumir o posto de Editor at Large. Os contratados para a Harper’s foram o editor de Moda Luigi Torre (luigitorre@cartaeditorial.com.br), que estava na L’Officiel, e a editora de Beleza Ana Paula Buchalla (annapaula@cartaeditorial.com.br), oriunda da Veja. Para o estafe da editora chegaram ainda o gerente Digital Lucas Fernandes (lucasfernandes@cartaeditorial.com.br), vindo da Abril, e a representante comercial no Rio de Janeiro Sueli Bombiere (sbombiere@gmail.com), ex-Globo Condé Nast.

Assessorias-SP

Andrea Clemente, que era responsável pela Gerência Geral de RH, Negócios e Desenvolvimento da Whirlpool, foi promovida a Senior Director de Recursos Humanos e Comunicação. Na nova posição, além de assumir toda a área de Recursos Humanos, passa a responder também pela Comunicação, área que segue sob a gerência de Thiane Loureiro e que atualmente conta com 18 pessoas distribuídas por São Paulo, Joinville, Rio Claro e Manaus. Andrea assume a liderança na região da América Latina, que envolve a gestão de cerca de 15 mil funcionários. Na companhia há cerca de 10 anos, com passagem por diversas áreas, incluindo Logística e Comercial, está no RH há quatro anos como responsável por Desenvolvimento Organizacional e RH Corporativo, Negócios e Desenvolvimento. Formada em Administração e Comércio Exterior pela Universidade Mackenzie, tem pós-graduação em Gestão de Negócios e Operações pelo Insper (Ibmec), além de MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.

Claudia Carletto, ex-diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo, será responsável pela coordenação da campanha de Mara Gabrilli, que tentará se reeleger deputada federal pelo PSDB. Formada pela Cásper Líbero e com pós-graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA/USP, Cláudia atuou por oito anos como assessora de imprensa, prestando serviços para órgãos governamentais e iniciativa privada. Seus novos contatos são claudiacarletto@gmail.com e 11-983-853-443.

Vaivém-SP

– As equipes das revistas IstoÉ Dinheiro e Dinheiro Rural, da Editora Três, passaram por alterações recentemente. Na IstoÉ Dinheiro, Márcio Kroehn volta como editor especial, na vaga que já foi de Tatiana Bautzer, hoje na Exame, e do diretor de Núcleo Milton Gamez – por lá Márcio havia sido repórter e editor assistente de Finanças de 2006 a 2010 e depois passou por Exame, site da Veja e A4 Comunicação, na assessoria interna da Vivo. Cuidará de reportagens especiais e coberturas internacionais. Registro também para as chegadas de Gabriel Baldocchi (ex-repórter de Economia da Folha), novo editor assistente de Economia, em substituição a Ana Paula Ribeiro, que foi em maio para a sucursal de O Globo; Fabricio Bernardes, repórter de Negócios, que entrou na vaga de Ana Paula Machado; e a repórter de Economia Paula Bezerra.

– Na Dinheiro Rural saíram os repórteres Daniel Popov e Alécia Pontes e chegaram Bruno Santos e Fábio Moitinho. Bruno era desde 2009 repórter de agronegócio nas revistas AG Leilões e A Granja, da editora Centaurus, e antes esteve na CBN e na revista Melhor Amiga. Fábio, natural de Campo Grande, por lá foi assessor de imprensa na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e repórter do programa de tevê Bureau, e desde 2008 era repórter da Revista Rural na capital paulista.

q Ainda no núcleo dirigido por Gamez, Henrique Gonçalves, que trabalhou na equipe do prêmio As Melhores da Dinheiro, está à frente da equipe de captação de inscrições para os prêmios As Melhores da Dinheiro Rural, que seleciona as vencedoras do agronegócio, e As Melhores do Middle Market, que valoriza as empresas de médio porte. Os contatos dele são 11-3618-4124 / 980-586-298 e melhores@revistadinheiro.com.br.

vinha respondendo interinamente pela função. Roberto (roberto.lira@dci.com.br e 11-5095-5202) vem de 13 anos de atuação no Grupo Estado, onde até dezembro passado era editor executivo da Agência Estado, tendo passado também por Gazeta Mercantil e Grupo Folha. Ele deve liderar os novos projetos editoriais multiplataforma do DCI, pois a empresa sinalizou que fará uma profunda reformulação em seus veículos, que incluem, além de DCI, Shopping News e Panorama Brasil, emissoras de televisão (TVB, afiliadas Record em Campinas e Baixada Santista) e de rádio (Nova Brasil FM, com 12 unidades). Roberto Lira reporta-se ao diretor executivo

– Álvaro Leme (alleme@gmail.com) está de volta a São Paulo, após período atuando na sucursal da Veja no Rio de Janeiro. Ele começou em 7/7 no R7, onde estreia em breve um blog sobre personalidades, que, além de celebridades, abrirá espaço para pessoas importantes de outras áreas, como arquitetos, artistas plásticos, empresários e socialites. “Além do blog, vou fazer na internet um programinha de entrevistas de gente famosa, estilo talk show, e algumas colaborações em entretenimento, onde serei um dos editores”, disse a J&Cia. Na Veja, Álvaro era responsável pelas matérias sobre celebridades, sociedade e comportamento, e antes integrou por oito anos a equipe da Veja SP, onde também assinava a coluna Terraço Paulistano e foi editor-chefe do site.

– Decorrido pouco mais de um ano da mudança da redação do Brasil Econômico de São Paulo para o Rio de Janeiro, a sucursal paulista do jornal perdeu no último dia 8/7 cinco dos profissionais que ali haviam permanecido: Gabriel de Sales, editor de Mundo e Opinião, Betto Vaz e Evandro Moura, diagramadores; Renzo Fedri, técnico de vídeo do online, e a editora-chefe Adriana Teixeira. E como venceu em maio o acordo que a empresa fez com o Sindicato dos Jornalistas no ano passado, que garantia aos demitidos três meses de salário (proporcional ao tempo de casa) e plano de saúde por mais seis meses, os que agora saem deixam de receber aquelas compensações.

Dos cerca de 20 profissionais que ficaram após a mudança do ano passado, a sucursal contabiliza atualmente apenas dez: sete na área de texto, dois fotógrafos e uma pesquisadora de imagens.

Luciana Freitas (ex-rádios Eldorado e Estadão) assumiu há algumas semanas a Chefia de Conteúdo e Mídias Socias da TV Alesp. Por lá, já teve a oportunidade de cuidar da implantação do novo projeto da emissora, que incluiu mudanças no maquinário, linguagem e treinamentos para a equipe.

Vagner Aquino é o novo editor do caderno de Automóveis do Diário do Grande ABC. Entra na vaga de Marcelo Monegato, que migrou para o WebMotors em maio último. “Por enquanto, a expectativa é dar continuidade ao trabalho e, junto ao repórter Lukas Kenji, tocar, em paralelo, o site automoveisdgabc.com.br e o caderno Caminhões, que tem periodicidade trimestral”, disse Vagner a J&Cia. Formado em 2007 pela Universidade Anhembi-Morumbi, ele começou no setor automotivo atuando no programa Auto+, em 2008. Teve passagens pelo site MotorCar, revista Motor Show, além do jornal Diário de São Paulo. Está no DGABC há pouco mais de três anos, quando foi contratado pela então editora Sueli Osório.

Camila Alam (camilaalam1@gmail.com) começou recentemente como editora do site de Música e Artes da Red Bull (www.redbull.com/br/pt/music), depois de quase três anos na Editora Trip, ultimamente como repórter das revistas Trip e Tpm. Antes, foi repórter de Cultura da CartaCapital por cinco anos. A substituição dela será definida em breve.

– Ainda por lá, Lia Bock, que na própria Trip atuou como editora da Audi Magazine por seis anos, passou em junho a editora executiva da Tpm. E nesta semana começou o editor de Mídias Eletrônicas Cleiton Campos (ex-TV Folha, MTV e área de conteúdo da Nokia), que divide com Cirilo Dias a responsabilidade pelos conteúdos dos sites Trip e Tpm, sob direção de Eva Uviedo.

 

Agenda-SP

17 a 19/7 (5ª.feira a sábado) –  O Pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, recebe a edição 2014 do youPix, plataforma que celebra, discute e é palco para cultura de internet. A edição deste ano contará com diversas palestras de profissionais do jornalismo, como Gustavo Faleiros (InfoAmazonia), Natalia Viana (Agência Pública), José Roberto de Toledo (Estadão e Abraji), Gustavo Poloni (Galileu) e Ricardo Anderáos (Brasil Post). Mais informações e programação pelo http://youpix.virgula.uol.com.br.

 

Interior-SP

–  Marcelo Moreira trocou São Paulo pelo interior e começou há algumas semanas como editor de Economia do Diário da Região, de São José do Rio Preto, a convite do editor-chefe Decio Trujillo, com quem havia trabalhado no Jornal da Tarde. Já adaptado à cidade e com novos amigos, como revelou no facebook, Marcelo leva para o Diário da Região a experiência de muitos anos nos principais jornais da capital paulista, como Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil e O Estado de S.Paulo/Jornal da Tarde.

– Artistas gráficos têm até esta 6ª.feira (18/7) para se inscreverem no 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que nesta edição distribuirá R$ 51.500 em prêmios. O regulamento completo pode ser acessado aqui.

Livros

Juliano Barreto (ex-Abril) lança Mussum forévis – Samba, mé e Trapalhões, biografia de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o “trapalhão” Mussum, sambista de primeira linha e hoje meme da internet. No Rio – cidade natal do biografado –, o lançamento será na próxima 2ª.feira (21/7), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (av. Afrânio de Melo Franco, 290). Em São Paulo, Juliano autografa a obra na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), na 4ª (23/7), às 18 horas. Confira a entrevista que o autor concedeu ao Portal dos Jornalistas.

Eduardo Velozo Fuccia lança em agosto Naldinho – Uma história sem final, livro-reportagem que trata do misterioso desaparecimento do traficante santista Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas. Passados mais de cinco anos, a versão de que ele teria sido eliminado por desafetos do PCC começa a dar espaço para a hipótese de que, na realidade, fugiu e mudou-se para local incerto, onde viveria com nova identidade. O lançamento está marcado para 16/8 (sábado), a partir das 17h30, na Pinacoteca Benedito Calixto (av. Bartolomeu de Gusmão, 15), em Santos.

 

Do Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo