Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

‘Meios digitais e democracia’ é tema da ISOJ

'Meios digitais e democracia nas Américas' é tema da próxima revista ISOJ

Pelo segundo ano, o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, está fazendo uma chamada de trabalhos para uma edição especial do sua revista acadêmica oficial #ISOJ. Desta vez, o tema será “Meios digitais e democracia nas Américas”.

Dois renomados acadêmicos, uma dos Estados Unidos e outro da América Latina, serão os editores convidados da edição de 2019 da #ISOJ: Dr. Pablo Boczkowski, professor da Northwestern University (EUA) e co-diretor do Centro de Estudos de Mídia e Sociedade da Argentina (MESO), e Dra. Eugenia Mitchelstein, professora assistente da Universidade de San Andrés (Argentina) e também co-diretora do MESO.

Os trabalhos selecionados por um processo internacional de revisão cega serão apresentados na 20ª conferência da ISOJ, em 12 e 13 de abril de 2019, na Universidade do Texas em Austin, e serão publicados no Volume 9 da revista #ISOJ.

“Os meios digitais são essenciais para o bem-estar da democracia, e eles têm sido atacados por governos e outros atores poderosos, primeiro na América Latina e ultimamente nos Estados Unidos também”, disse Mitchelstein. “Estamos interessados ​​em pesquisas sobre como editores e repórteres e atores de mídias sociais têm lidado com essas pressões, bem como as reações do público a essa tendência”.

A chamada de trabalhos pede aos acadêmicos que ajudem a responder às seguintes perguntas:

  • Como os meios jornalísticos realizaram seus deveres democráticos nas Américas?
  • As práticas jornalísticas mudaram em resposta a inovações tecnológicas e desafios políticos?
  • Como os jornalistas veem seus papéis profissionais nesse novo ambiente?
  • Quais regulamentações encorajaram ou impediram o jornalismo independente?
  • Surgiram alternativas viáveis ​​para modelos de receita tradicionais?
  • O uso das redes sociais por movimentos sociais e figuras políticas afetou o poder jurisdicional dos meios jornalísticos e, em caso afirmativo, como os últimos lidaram com essa mudança?

“O papel da mídia na democracia liberal também é desafiado pela difusão da desinformação através de canais alternativos, e é interessante investigar as visões de jornalistas e tecnólogos e propor soluções para esse desafio, e sobre as práticas e interpretações do público de um cenário de informações mudado”, disse Boczkowski.

O prazo para enviar resumos estendidos é 15 de agosto de 2018. Para aqueles cujos resumos forem aceitos, eles serão convidados a enviar trabalhos completos para revisão e consideração por pares na conferência ISOJ e possível publicação na revista #ISOJ. Para mais informações e orientações, consulte o PDF aqui.

A próxima revista #ISOJ será publicada na 20ª conferência ISOJ, em abril de 2019, onde os autores aceitos desta chamada especial apresentarão seu trabalho.

“O ISOJ é um fórum ideal para esta conversa, devido à sua combinação única de acadêmicos de nível mundial e profissionais influentes de todo o continente”, disse Mitchelstein. “Além disso, o Centro Knight tem uma longa tradição de pesquisa sobre as Américas, tornando-o o local ideal para essa discussão.”

A revista acadêmica foi lançada na primavera de 2011 no 12º ISOJ, sete anos depois que um componente de pesquisa foi adicionado à conferência. O ano de 2018 foi o primeiro em que o ISOJ apresentou um periódico com um tema especial e editora convidada. A Dra. Jane Singer, professora de inovação em jornalismo na City, University of London, editou o Volume 8, “Habits of Thought”Faça o download da revista ou assista ao vídeo das apresentações do painel de pesquisa em isoj.org.

“Estamos muito felizes por poder ter mais um ano de uma edição especial com tema e editores convidados da revista #ISOJ”, disse Amy Schmitz Weiss, presidente de pesquisa e co-editora do ISOJ e professora associada de jornalismo da San Diego State University. “Estamos muito honrados em ter o Dr. Boczkowski e a Dra. Mitchelstein como editores convidados desta edição, já que eles são excepcionais por seu conhecimento dos estudos internacionais de jornalismo.”

ISOJ é uma conferência global anual, criada pelo professor Rosental Camon Alves em 1999 e organizada pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, que preenche a lacuna entre a academia e o setor de notícias. Centenas de jornalistas, executivos de mídia e acadêmicos de todo o mundo se reunirão em Austin, Texas, entre 12 e 13 de abril de 2019 para discutir o impacto da revolução digital no jornalismo e celebrar o 20o aniversário do ISOJ.

Os oito volumes da revista estão disponíveis na seção de pesquisa do site do ISOJ. O site também apresenta transcrições, vídeos e outros materiais de todos os simpósios desde 1999. É um repositório inestimável de depoimentos contemporâneos sobre a evolução do jornalismo online nos Estados Unidos e no mundo nas últimas duas décadas.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo