O Tribunal Regional do Trabalho manteve na tarde da última quinta-feira, 06 de agosto, a proibição do jornal A Tribuna de Santos de realizar demissões. O desembargador Wilson Fernandes, durante nova audiência de conciliação, além de manter a multa de R$ 15 mil por trabalhador dispensado, em caso de descumprimento, prorrogou o plano de saúde dos demitidos, até o julgamento do dissídio impetrado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e pelo Sindicato dos Empregados da Administração das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de São Paulo, que deve ocorrer no início de setembro.
Na audiência, os representantes do A Tribuna ofereceram apenas a prorrogação do plano de saúde dos demitidos até janeiro de 2016, proposta que foi rejeitada pelos sindicatos. A proposta além de não apresentar nenhum benefício extra para os trabalhadores também não aceitava a reintegração dos demitidos.
No último dia 07 julho, o diário santista dispensou 18 funcionários de uma só vez, entre eles dois dirigentes sindicais, em clara prática antissindical. “Tudo isto em meio a campanha salarial dos jornalistas do Litoral e Interior, além de rumores que davam conta de que novas demissões poderiam ocorrer, instaurando um péssimo clima no ambiente de trabalho da empresa”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Zocchi.
Foto: Vitor Ribeiro