Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Mais um dia positivo de pressão pela PEC do diploma em Brasília

Mais um dia positivo de pressão pela PEC do diploma em Brasília


pec diploma 2

 

A Executiva da Fenaj, que se encontra em vigília na sede em Brasília, intensificou a pressão pela imediata votação da PEC do diploma durante esta quarta-feira, dia 8 de abril, por meio de contatos e visitas aos deputados em seus gabinetes na Câmara. A pauta de votação, nesta quarta, incluiu somente o PL 4330, da terceirização. Mas a diretoria da Federação obteve a garantia de que a nossa PEC 206/12 volta à pauta assim que as sessões retomarem o ritmo normal.

O presidente da Federação, Celso Schröder, demais diretores da Executiva e os presidentes dos Sindicatos do Ceará, Alagoas e Amazonas, após muita insistência, conseguiram entrar na Câmara dos Deputados que, neste dia 8 de abril, permanecia com fortes restrições de ingresso e cercada por policiais. Recebidos pelo deputado Hugo Leal (PROS), relator da Proposta, dele ouviram a garantia de que tão logo as sessões se normalizem, a PEC dos jornalistas, como é chamada pelos parlamentares, irá a votação. Hugo Leal também assegurou que a matéria conta com um sólido apoio, o que indica que será aprovada, restituindo um importante instrumento de regulamentação profissional que de forma alguma ameaça a liberdade de expressão.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT), fez questão de levar o apoio à PEC do diploma e participou de parte da reunião realizada no gabinete da liderança. José Guimarães igualmente confirmou que a PEC do diploma estará de volta à pauta nos próximos dias. Os diretores da FENAJ e dos Sindicatos estiveram reunidos também com a assessoria do deputado Paulo Pimenta (PT), autor da Proposta apensada à PEC 206/12, a que já foi aprovada no Senado em 2012 e que agora se encontra para aprovação final na Câmara, restabelecendo, então, a exigência de formação superior específica para o exercício do Jornalismo.

Na Câmara, as direções da Fenaj e dos Sindicatos encontraram, ainda, com o deputado André Moura (PSC), outro parlamentar apoiador das lutas dos jornalistas. Moura, da mesma forma, assegurou a votação da PEC do diploma e acertou com o presidente da Federação, Celso Schröder, para breve, a retomada do debate sobre o PL do piso nacional dos jornalistas, de sua autoria.

Para esta quinta-feira, dia 9 de abril, a Fenaj já marcou novos encontros com os deputados Paulo Pimenta e Hugo Leal e poderá ser recebida em audiência pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB).

Celso Schröder avaliou que esta quarta-feira foi mais um dia, desta “Semana do Jornalista”, muito produtivo na movimentação da Fenaj e Sindicatos no Congresso. O presidente da Fenaj declarou sua “convicção de que a opinião constituída no parlamentamento brasileiro é pela votação da PEC”. Ao lado desta sensação positiva em relação à volta do diploma, segundo Schröder, a Federação e os Sindicatos de Jornalistas do país também se movimentam para evitar um retrocesso nas conquistas e direitos dos trabalhadores brasileiros.

 

Texto: Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo