Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Livro sobre exilados brasileiros será lançado dia 28 no Sindicato

Livro sobre exilados brasileiros será lançado dia 28 no Sindicato


capa maz - baixa resoluo

 

A jornalista, pesquisadora e escritora Mazé Torquato Chotil apresenta seu livro “Trabalhadores exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985)”, na quinta-feira, 28 de abril, às 18h, no Auditório Wladimir Herzog do Sindicato dos jornalistas de São Paulo. Com a presença do jornalista e escritor Audálio Dantas, do sociólogo Marcelo Ridente e do advogado e ex-exilado Luis Cardoso, o Luisão.

A obra é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado realizada na França – lugar onde mora desde 1985 – sob a direção do antropólogo Afrânio Garcia Jr., junto a EHESS – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Livro editado em francês ano passado, foi traduzido e está sendo lançado pela Editora Prismas, com uma apresentação de Marcelo Ridenti:

Este livro instigante busca recuperar a memória e a história do exílio de brasileiros durante a ditadura militar, ressaltando as novas socializações que proporcionou, a despeito das circunstâncias difíceis da partida forçada. Mais importante: a ênfase está em operários, pouco destacados pela literatura. Resulta de pesquisa de fôlego, com várias entrevistas e uso de ampla bibliografia e documentação. A autora apresenta dados estatísticos sobre a composição social dos exilados: sexo, idade, origem social, ocupação, escolaridade, formação, locais de origem, tipos de militância, entre outros aspectos. Reconstitui ainda os eixos de migração e acolhimento: Chile, Argentina, Cuba, Europa Oriental, Europa Ocidental (especialmente França, Suécia e Portugal).

Apesar das dificuldades, os exilados oriundos das classes populares recordam das oportunidades de crescimento pessoal e coletivo no exterior, do contato com outras culturas e experiências políticas, das oportunidades de estudo e aperfeiçoamento profissional, das ligações com grupos e redes de sociabilidade, aspectos que facilitaram a reinserção na sociedade brasileira após a anistia. Escrito com clareza, o livro favorece a leitura do público em geral, mas sem perder o rigor acadêmico que o torna indispensável aos estudiosos da ditadura, do exílio e de um paradoxo latente na obra: houve relativo êxito pessoal e profissional dos militantes exilados, a despeito da derrota dos projetos políticos originais que os forçaram ao exílio.

Após a apresentação e um tempo de debate, haverá uma sessão de dedicatórias.

Preço: R$ 64

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo :R. Rêgo Freitas, 530 – São Paulo

Editora Prismas:

http://editoraprismas.com.br/produto/7814670/PRE-VENDA-Trabalhadores-Exilados-A-saga-de-brasileiros-forcados-a-partir-1964-1985

Pagina facebook: https://www.facebook.com/exilouvrierbresilien/?ref=aymt_homepage_panel

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo