Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Liberdade de imprensa: Nota de Repúdio

Liberdade de imprensa: Nota de Repúdio


fenaj_186x44

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo e a Federação Nacional dos Jornalistas vêm a público repudiar a decisão do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), de proibir o acesso da categoria dos jornalistas aos Boletins de Ocorrências registrados na Delegacia de Furto e Roubo de Veículos e no Plantão Especializado da Mulher.

O Boletim Unificado é um documento público que deve estar disponível a todo o cidadão brasileiro conforme estabelecem os artigos 5º e 37º da Constituição Federal. Para os jornalistas, representados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo e pela Federação Nacional dos Jornalistas, esta decisão é cerceamento e censura à Liberdade de Expressão e de Imprensa ferindo preceitos constitucionais, a Lei de Acesso à Informação, bem como o Código de Ética dos Jornalistas que tem como base primordial o direito fundamental do cidadão à informação pública.

Destacamos, por exemplo, ser extremamente preocupante o impedimento aos dados referentes à violência contra a mulher quando o Espírito Santo ocupa, há 10 anos consecutivos, o triste primeiro lugar do país em violência de gênero. Com a publicização dos dados pela Imprensa a população pode dimensionar a gravidade dos fatos e cobrar políticas públicas para combater esta prática nefasta no Estado.

Vimos a público, portanto, contestar este ato arbitrário e ressaltar que o Governo do Estado do Espírito Santo deve respeitar o exercício do Jornalismo e cumprir os preceitos constitucionais que garantem a democracia e a transparência no serviço público.

 

 

Vitória, 20 de janeiro de 2014.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo

Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo