Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Laerte faz 70 anos e lança site

Laerte faz 70 anos e lança site

Dona de um dos traços mais conhecidos no país, premiada e conselheira editorial do Jornal Unidade, Laerte faz 70 anos nesta quinta-feira (10). Embora a comemoração seja dela, o presente é nosso. A chargista e cartunista lançou um site que disponibiliza sua produção artística, dividida por décadas.

Nascida em São Paulo, Larte fez cursos livres de pintura, desenho e teatro e embora tenha ingressado na USP nos cursos de Comunicações e Jornalismo não se graduou.

Conhecida por criar personagens como Overman, Piratas do Tietê, Hugo Baracchini, entre outros, Laerte participou de diversas publicações como a Balão, O Pasquim, revista Veja, IstoÉ, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.

Outro de seus personagens é João Ferrador. Possivelmente menos conhecida, a personagem foi criado por Nunes, da Tribuna Metalúrgica, mas foi Larte quem personificou o desenho que dava o recado aos trabalhadores, tirando-a da vinheta e a transformando em personagem de quadrinhos. Sua contribuição com a imprensa sindical, no entanto, não se resume a este personagem.

Antes, em 1972, Laerte juntamente com outros jovens estudantes da USP – Paulo Markun, Dilea Frate e Sérgio Gomes – produziram materiais e jornais para o Sindicato dos Têxteis. O trabalho durou alguns meses até os diretores serem presos. Com esta experiência, o grupo fundou a Oboré, agência de produção jornalística para entidades sindicais. Foi pela Oboré, inclusive, que Laerte lançou um livro contendo diversas ilustrações e charges que podem ser livremente usada pelas entidades sindicais e outros movimentos.

No Sindicato dos Jornalistas, a colaboração de Laerte vai além do conselho editorial do Jornal Unidade. Da concessão de entrevistas até a produção de ilustrações publicadas em diversas matérias do Jornal Unidade, desde a capa até a seção de Traço Livre.

Sua contribuição ao movimento sindical, no entanto, não passa ao largo de críticas. Em entrevista ao SJSP, em 2018, Laerte disse: “O movimento sindical, historicamente, tem idas e vindas, erros e acertos. Acho que houve um momento muito impressionante, muito energético, que foi o final dos anos 1970 – isso do meu ponto de vista de participação.”

Laerte reconhece a importância do sindicato em defender o ponto de vista específico e genérico de uma categoria. “Os sindicatos são, historicamente, entidades de representação dos trabalhadores. Tem outras, mas os sindicatos são o mais importante e sempre achei isso.”

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo